Cuiabana detida na França é liberada após sete dias e retorna ao Brasil

Fonte: CENÁRIOMT

Cuiabana detida na França é liberada após sete dias e retorna ao Brasil
Cuiabana detida na França é liberada após sete dias e retorna ao Brasil

Elizabeth Campos Cardoso, de 55 anos, finalmente foi liberada após uma semana detida pela imigração francesa em Paris e conseguiu embarcar em um voo de retorno ao Brasil na manhã deste sábado (27). Ela foi hospedada em um prédio da Cruz Vermelha após ter seu nome associado a um passaporte extraviado em Portugal, segundo informações fornecidas por policiais.

Fernanda, sobrinha de Elizabeth, assegura que sua tia nunca esteve em Portugal e alega que houve um erro do sistema de imigração europeia. A família contratou um advogado para entrar com uma ação contra a União a fim de esclarecer como esse equívoco ocorreu. Até o momento, o Consulado Brasileiro na França não retornou às ligações da família.

Durante os sete dias de detenção, Elizabeth ficou sem acesso ao próprio telefone. Ela viajou para a França no último sábado (20) com a intenção de passar apenas dois dias visitando amigos da igreja. No entanto, ao desembarcar no Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, foi impedida de entrar no país pelos policiais, que alegavam que seu nome constava em uma lista da Interpol.

Após uma audiência com uma juíza francesa na quarta-feira (24), Elizabeth foi informada de que não poderia emitir qualquer documento e que precisaria contatar o consulado brasileiro em Paris para resolver a situação. No dia seguinte, a polícia francesa comunicou que não havia mais irregularidades com seu passaporte e que ela estava livre para embarcar de volta ao Brasil.

[Continua depois da Publicidade]
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).