Você fica vermelho quando bebe álcool? Estes são os problemas de saúde que você pode sofrer

Fonte: CENÁRIOMT

Você fica vermelho quando bebe álcool? Estes são os problemas de saúde que você pode sofrer
Você fica vermelho quando bebe álcool? Estes são os problemas de saúde que você pode sofrer FOTO:PIXABAY

Se você é uma daquelas pessoas que fica com as bochechas vermelhas depois de beber alguns drinques, lembre-se de que essa reação ao álcool não é apenas superficial, mas pode ser um sinal de que algo não está bem em seu corpo .

De acordo com os  Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH) , o rubor facial geralmente afeta aquelas pessoas que, devido a variantes genéticas herdadas, apresentam deficiência da enzima ALDH2 , responsável pelo metabolismo do álcool. Essa variação está presente em pelo menos 8% da população mundial.

O preocupante é que esse fenômeno pode ser acompanhado de urticária, náuseas, hipotensão, agravamento da asma ou episódios de enxaqueca. Além disso, o sintoma está relacionado a um risco aumentado de certos tipos de câncer .

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

Os especialistas da Stanford Medicine investigaram o que exatamente acontece quando alguém experimenta a descarga de álcool e descobriu que também pode ser indicativo de doenças com risco de vida.

O experimento

No estudo recente  , foram analisados ​​camundongos que apresentavam a variante genética mencionada. Os autores descobriram que sofriam de uma resposta inflamatória nos vasos sanguíneos , o que restringia o fluxo de sangue por todo o corpo.

Em termos mais simples, essa condição aumenta o risco de doença arterial coronariana, portanto, aqueles com a variante devem reconsiderar seus hábitos de consumo.

A análise também incluiu voluntários humanos, que apresentaram função vascular prejudicada, mesmo após consumo moderado. Isso significa que qualquer quantidade de álcool é potencialmente perigosa para pessoas com a variante, especialmente se tiverem pressão alta ou colesterol alto.

Os efeitos adversos do álcool já haviam sido estudados, comprovando que essa bebida pode danificar o DNA. Nesse sentido, os especialistas insistem em reduzir ao máximo seu consumo.

Deve-se notar que não apenas as pessoas que coram depois de beber podem sofrer essas consequências negativas. O Centro Canadense sobre Uso e Dependência de Substâncias enfatiza que “nenhuma quantidade ou tipo de álcool é bom para sua saúde”.

Siga-nos no FacebookTwitterInstagram para se manter informado com as notícias de hoje! Este é o link para entrar em nossa comunidade no WhatasApp, clique aqui.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).