Aquecimento nas vendas de ovos impulsiona cotações na primeira quinzena de junho

Fonte: CenárioMT

Ovos
Ovos - Foto Canva

As vendas de ovos registraram um aquecimento significativo na primeira quinzena de junho, de acordo com colaboradores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). Esse aumento na procura foi impulsionado pelas baixas temperaturas observadas no início do mês, que tradicionalmente elevam o consumo de ovos.

Como resultado dessa demanda, as cotações dos ovos avançaram nas principais regiões produtoras do Brasil. Em Santa Maria de Jetibá (ES), por exemplo, o ovo branco tipo extra a retirar (FOB) teve uma valorização de 6,6% entre os dias 6 e 13 de junho. Na quinta-feira, 13, a média do preço chegou a R$ 156,49 por caixa com 30 dúzias.

Expectativas para o Mercado

Apesar do cenário de alta nas cotações, pesquisadores do Cepea já indicam uma expectativa de baixa nos preços com a proximidade das férias escolares. Tradicionalmente, esse período resulta em uma diminuição da demanda por ovos, o que pode levar a uma correção nos preços.

Em resumo, a primeira quinzena de junho trouxe um cenário positivo para os produtores de ovos, com vendas aquecidas e preços em alta, mas a expectativa é de uma possível retração nos valores à medida que as férias escolares se aproximam.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.