Dicas para parar de fumar para sempre

Eles ajudam a aliviar a síndrome de abstinência

Fonte: CENÁRIOMT

Dicas para parar de fumar para sempre
Dicas para parar de fumar para sempre FOTO:PIXABAY

Se você decidiu parar de fumar ou está pensando em fazê-lo, saiba que o tabaco é um produto que contém substâncias que causam dependência, ou seja, o tabaco é uma droga. A nicotina é a substância mais viciante do tabaco e é responsável pela dependência física. Portanto, ao parar de fumar, você experimentará a chamada síndrome de abstinência . 

Como nos explica a Dra. Ana Neves, responsável pela unidade de Lifestyle Medicine da Clínica FEMM, “apesar de existirem diversos tratamentos , deixar de fumar costuma ser um processo difícil, pois a dependência da nicotina é muito forte, tanto química como psicológica. Abordar os dois caminhos pode tornar essa mudança de hábito um pouco mais suportável”.

Além disso, você terá a sensação de perder algo que foi importante para você. Um prazer, especificamente. E parar de fumar, portanto, pode ser confundido com a perda de uma sensação agradável. 

Por isso é tão importante que, para parar de fumar e fazê-lo para sempre, você se coloque nas mãos de um médico ou de especialistas em cessação do tabagismo. 

[Continua depois da Publicidade]

Plano de ação para parar de fumar

Como ressalta o Dr. Neves, “o processo de parar de fumar é composto por várias etapas e você pode alcançá-las de forma mais lenta ou rápida. Não existe uma resposta correta ou comum para cada pessoa, cada uma tem seu próprio ritmo e necessidades nesse caminho.”

Por isso, é necessário desenvolver um plano de ação específico para as necessidades do paciente, que o prepare para lidar com a vontade de fumar que sentirá durante o processo de parar de fumar.

Para começar a trabalhar no processo de mudança e visualizar os resultados positivos, o médico aponta um exercício mental para fazer diariamente: pense em como você se sentiria ao parar de fumar, na forma como respira, no dinheiro economizado, nos cheiros e sabores, os benefícios na pele, dentes, respiração, energia, sono e libido. Em suma, pense no maior bem-estar que será alcançado ao abandonar esse hábito.

Como tornar o processo de cessação do tabagismo mais suportável

Mesmo com tratamento farmacológico, a pessoa que está em processo de parar de fumar terá uma síndrome de abstinência. Por isso, o Dr. Neves aponta alguns aspectos que ajudam o paciente a se preparar para iniciar esse processo.

Como controlar o ambiente

  • Lave as coisas que cheiram a tabaco.
  • Escolha um local para fumar antes da data do último cigarro (o mais longe possível do espaço habitual).
  • Jogue fora cinzeiros e outros utensílios relacionados ao tabaco.

Como interromper as tentações: 

  • Evite hábitos que lembrem o fumo (álcool, um certo bar…)
  • Reconheça as situações da sua rotina que são mais propensas ao fumo (ambientes, pessoas).
  • Evite café, chás escuros e bebidas energéticas.
  • Escove os dentes logo após terminar de comer.
  • Mude a rota para não passar em frente ao local onde você costumava comprar tabaco.
  • Modifique ao máximo a rotina: onde você se senta, o que você faz ao acordar… Nessa linha, comece uma nova atividade.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!