Após bater um novo recorde diário com o registro de 1.209 novas mortes por Covid-19 nesta terça-feira (30), o estado de São Paulo ultrapassou a marca de mais de 73 mil óbitos pela doença. O número total de 73.492 mortes é maior que o registrado por 226 países, de acordo com balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Caso o estado de São Paulo fosse uma nação, estaria em 11º lugar no ranking mundial de países com maiores números absolutos de mortes por Covid-19. Veja a tabela abaixo:
--Continua depois da publicidade--
O total registrado por São Paulo é 32% maior que o da Argentina, país que tem população semelhante ao estado brasileiro com cerca de 46 milhões de habitantes.
O número de novas mortes por Covid-19 está em forte tendência de alta no estado de São Paulo há 29 dias seguidos. Março se tornou o pior mês da epidemia antes mesmo de terminar, já no dia 23. Até então, julho de 2020 era o mais letal.
No último dia 21, houve registro de aglomeração de familiares de mortos que esperavam a chegada dos caixões com os corpos no cemitério Vila Formosa, na capital.
Recorde na média diária de mortes
Nesta terça, a média diária de novos óbitos bateu novo recorde ao atingir o valor de 696, número 65% maior do que o registrado há 14 dias.
--Continua depois da publicidade--
Como o cálculo da média móvel leva em conta um período maior do que o registro diário, é possível medir de forma mais fidedigna a tendência da pandemia. Durante o primeiro pico da doença, em 2020, os maiores valores de média móvel de mortes não passavam de 280 por dia.
A média móvel de novos casos confirmados também foi a maior já registrada desde o início da epidemia. Foram 16.377 novos casos em média nesta terça, valor 22% maior que o de 14 dias.
Com mais de 31 mil pacientes internados com suspeita ou confirmação de Covid-19 em toda rede pública e privada, o estado também enfrenta pressão intensa no sistema de saúde. A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é de 92%.
Ao menos 230 pessoas morreram na fila por um leito de UTI na Grande São Paulo.
- Novo CTB “simplifica por um lado e endurece por outro”, diz ministro
- Cidade no Sul do Brasil terá estátua de Cristo maior que a do Rio
- Fecomércio RJ aponta pandemia como causa da piora dos negócios
- Justiça nega habeas corpus à mãe e ao padastro do menino Henry Borel
- Cientistas da UFRJ demonstram preocupação com geosmina em água no Rio