23.9 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 16 janeiro, 2022
Publicidade
InícioMUNDOMEC autoriza a abertura de mais 36 cursos superiores

MEC autoriza a abertura de mais 36 cursos superiores

São mais de 21 mil novas vagas em instituições de ensino superior na modalidade presencial e a distância
Por CenarioMT

A educação superior no país conta com mais vagas. Foi autorizado pelo Ministério da Educação a abertura de 36 novos cursos totalizando 21.380 vagas em 14 instituições de ensino superior do país. A maior parte das vagas, 19.200, é para cursos na modalidade a distância. As demais 2.180 serão ofertadas na modalidade presencial. A medida está prevista em portarias publicadas no Diário Oficial União do último dia 23 de julho.

As vagas estão distribuídas em uma diversidade de cursos, entre eles, Administração, Publicidade e Propaganda, Gestão Pública, Farmácia, Biomedicina, Educação Física, Turismo, Nutrição, Pedagogia, Direito, Engenharia Civil e Ciências Contábeis. As informações detalhadas dos cursos, vagas e instituições estão publicadas no Diário Oficial.


--Continua depois da publicidade--

“Além de autorizar o funcionamento de um curso superior, cabe a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) também prezar pela avaliação de qualidade. Uma vez autorizados os cursos, eles vão passar por avaliações periódicas para verificação da qualidade. Se estiver tudo certo terão o seu reconhecimento e, de tempos em tempos, a renovação de reconhecimento do curso”, disse o secretário de regulação e supervisão da educação superior do Ministério da Educação, Paulo Almeida.

Balanço de 2021

Desde o início deste ano foram autorizadas 126.000 novas vagas de cursos de graduação e tecnológicos. Desse total, são 112.185 vagas para a educação à distância e 14.207 para o ensino presencial.

A Administração lidera em número de novos cursos autorizados, foram 31, seguido por Pedagogia com 26 novos cursos, Gestão de Recursos Humanos com 18, Direito com 14 e Psicologia com 12.

Requisitos para a abertura de novos cursos

As instituições que querem ofertar um curso superior devem estar credenciadas pelo Ministério da Educação e encaminhar para a pasta um pedido de autorização por meio do sistema e-MEC.


--Continua depois da publicidade--

O processo tem etapas que envolvem a análise de documentos como o projeto pedagógico do curso, o contrato do imóvel e o rol de docentes, além da realização de visita a instituição sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Caso a instituição seja aprovada em todas as etapas, a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) publica ato autorizativo no Diário Oficial da União.

“Cabe ressaltar que, mesmo em tempos de pandemia, o Ministério da Educação tem feito todos os esforços necessários para o bom desenvolvimento da educação superior brasileira, tendo finalizado o primeiro semestre de 2021 com mais de oito mil atos autorizativos publicados no Diário Oficial da União, um recorde histórico em comparação aos últimos sete anos”, afirmou o secretário Paulo Almeida.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Publicidade

Redes sociais

107,352FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,120SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

ATUALIZAÇÃO
Covid-19: Saúde de Lucas do Rio Verde confirma 35 novas notificações e número de casos ativos chega a 285
janeiro 16, 2022
LEI MARIA DA PENHA
Homem é preso em flagrante pela Polícia Civil após agredir companheira com pedaço de madeira em Lucas do Rio Verde
janeiro 16, 2022
Covid em crianças
Profissionais da Saúde de Lucas do Rio Verde participam de reunião para tratar da vacinação contra a Covid em crianças
janeiro 16, 2022
Lucas do Rio Verde
Equipe de Esporte e Lazer visita local onde será construído o Complexo Esportivo de Lucas do Rio Verde
janeiro 16, 2022