23.6 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 17 setembro, 2021
InícioMUNDOGuarda Nacional é chamada e Washington declara toque de recolher

Guarda Nacional é chamada e Washington declara toque de recolher

A sessão legislativa que deveria confirmar os votos das eleições de 2020 foi suspensa após milhares de manifestantes forçarem a entrada no Capitólio, em Washington.
Por Pedro Ivo de Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O Congresso norte-americano foi bloqueado por agentes da Guarda Nacional hoje (6), após manifestantes invadirem o prédio e entrarem em confronto com a polícia. A cidade instituiu toque de recolher às 18h para evitar a continuidade das manifestações.

Uma manifestante ainda não identificada foi baleada durante o confronto. Ainda não há confirmação da polícia ou das equipes de socorro que atuaram no local, apenas foi divulgada a informação de que a vítima se encontra em estado crítico.O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, reuniu a imprensa na tarde de hoje em seu gabinete de transição para pedir que as manifestações que tomaram as ruas do Capitólio cessem e que haja uma transferência pacífica de poder.


--Continua depois da publicidade--

Durante o discurso, o democrata afirmou que a atual situação “não é discordância, é desordem e caos.”

“Vocês me ouviram dizer isso antes, em outro contexto: as palavras de um presidente importam. Eu peço que o presidente Trump cumpra seu juramento e defenda a Constituição. [Trump] deve exigir um fim a este cerco”, disse Biden.

Sobre o processo eleitoral, Biden comentou que “a certificação do voto do colegiado eleitoral deveria ser um ritual sagrado, com o propósito de reafirmar a majestade da democracia americana. O dia de hoje é um doloroso lembrete de que a democracia é frágil.”

Donald Trump também se manifestou. Nos jardins da Casa Branca, o atual presidente solicitou que os manifestantes “fossem para casa”. Trump voltou a afirmar que houve fraude nas eleições. “Mas temos que ter paz, temos que ter lei e ordem, e temos que ter respeito pelos agentes de segurança.”


--Continua depois da publicidade--

“São tempos difíceis. Nunca houve outro evento como este, em que eu, você e nosso país tenhamos sido roubados. Essa foi uma eleição fraudulenta. Mas nós amamos vocês e pedimos que vão para casa em paz”, afirmou o republicano.

Capitólio

A sessão conjunta entre Câmara e Senado que deveria confirmar os votos das eleições gerais de 2020 foi suspensa na tarde de hoje após milhares de manifestantes forçarem a entrada no Capitólio, na cidade de Washington.

Ainda durante a sessão, presidida pelo vice-presidente Mike Pence, Ted Cruz, senador republicano do estado do Texas, defendeu a adoção de um mecanismo previsto na Constituição para averiguar as denúncias feitas pelos republicanos. Segundo a lei, que foi aplicada pela última vez em 1887, uma comissão eleita por ambos os partidos, composta de 5 deputados, 5 senadores e 5 juízes da Suprema Corte norte-americana, faria uma investigação das denúncias e teria o poder de veto ou de aclamação dos votos dos delegados. Membros do partido democrata se manifestaram contra a proposta.

Edição: Aline Leal

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,319FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,035SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

apresentação de contas
Campanha da Expolucas arrecada R$ 32 mil para Apae e famílias de vítimas da Covid-19
setembro 16, 2021
ferrovia estadual de MT
Prefeito de Lucas do Rio Verde destaca agilidade do Governo para construção da 1ª ferrovia estadual de MT
setembro 16, 2021
Lucas do Rio Verde
Saúde imuniza 1.500 jovens de 20 anos ou mais contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde
setembro 16, 2021
Lucas do Rio Verde
Jovens de 12 a 17 anos com comorbidades devem fazer o pré-cadastro para vacinação em Lucas do Rio Verde
setembro 16, 2021