TCU media venda de vagões do VLT de Mato Grosso para a Bahia

Presidente do TCU se reuniu com governadores dos dois Estados em Brasília esta semana

Fonte: CenárioMT

vlt e1512128327764

O Tribunal de Contas da União (TCU) está mediando a negociação de vagões do VLT entre Mato Grosso e Bahia. Esta semana, o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, recebeu os governadores da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e do Mato Grosso (MT), Mauro Mendes (União).

Na ocasião foi realizada mais uma etapa das negociações para viabilizar o acordo para a compra, pelo governo da Bahia, de 40 vagões de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do governo de MT.

Os vagões foram adquiridos para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos no período de preparação de Cuiabá como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Porém, o projeto não foi colocado em prática, ficando o material ocioso.

A Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos (SecexConsenso) do TCU atua como mediadora do pacto entre os entes, que também envolve os respectivos tribunais de contas estaduais, a procuradoria-geral dos estados, os respectivos Ministérios Públicos de Contas e a fabricante dos veículos.

[Continua depois da Publicidade]

Este é o primeiro acordo interfederativo que o TCU ajuda a mediar no país. Caso seja concretizado, os trens e trilhos adquiridos serão destinados ao transporte de passageiros em Salvador.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.