Lagartos Teiús travam batalha para dominar território

Em humanos, os teiús geralmente só atacam se forem provocados. No entanto, é sempre importante tomar cuidado ao se aproximar de um teiú, pois eles podem ser imprevisíveis.

Fonte: CenarioMT

Em geral, os teiús são considerados animais ariscos, mas podem se tornar agressivos quando se sentem ameaçados.
Em geral, os teiús são considerados animais ariscos, mas podem se tornar agressivos quando se sentem ameaçados.

Dois lagartos teiús (Tupinambis) travaram uma épica batalha para dominar um território e o vídeo viralizou nas redes sociais.

Os teiús são animais territoriais e podem atacar outros teiús ou outros animais que invadam seu território. Eles também podem atacar se se sentirem acuados ou se estiverem defendendo seus filhotes.

Essa e outras matérias você vai encontrar em mundo animal.

Em geral, os teiús são considerados animais ariscos, mas podem se tornar agressivos quando se sentem ameaçados. Eles costumam usar a cauda longa para se defender, mas também podem morder se forem provocados.

[Continua depois da Publicidade]

Se você for atacado por um teiú, a melhor coisa a fazer é se afastar rapidamente. Se você for mordido, procure atendimento médico imediatamente.

Teiús gigantes medem força

YouTube video

Conheça mais sobre o lagarto teiú

O teiú é um lagarto da família Teiidae, que é nativa da América do Sul. É o maior lagarto do Novo Mundo, podendo atingir até 2 metros de comprimento, incluindo a cauda.

O teiú tem um corpo robusto, com escamas escuras com manchas e bolinhas em tom amarelo claro e branco. A cabeça é comprida e pontiaguda, com mandíbulas fortes providas de um grande número de pequenos dentes pontiagudos. A língua é cor-de-rosa, comprida e bífida. A cauda é longa e arredondada.

O teiú é um animal onívoro, alimentando-se de uma variedade de presas, incluindo insetos, aves, roedores, anfíbios, outros lagartos, ovos de diversas espécies, frutas, folhas e inclusive carniça.

O teiú é um animal territorial e agressivo, mas geralmente não ataca humanos a menos que se sinta ameaçado.

O teiú é uma espécie importante para o ecossistema, pois ajuda a controlar as populações de presas. Também é uma fonte de alimento para outros animais, como aves de rapina e jacarés.

O teiú é uma espécie protegida em algumas regiões do Brasil, como o estado de São Paulo.

A época de reprodução do teiú ocorre na primavera e no verão. A fêmea coloca de 10 a 40 ovos, que são incubados por cerca de 80 dias.
A época de reprodução do teiú ocorre na primavera e no verão. A fêmea coloca de 10 a 40 ovos, que são incubados por cerca de 80 dias. Foto: cavan.com/photo.

Habitat

O teiú é encontrado em uma variedade de habitats, incluindo florestas, cerrados, caatingas e até mesmo áreas urbanas.

[Continua depois da Publicidade]

Reprodução

A época de reprodução do teiú ocorre na primavera e no verão. A fêmea coloca de 10 a 40 ovos, que são incubados por cerca de 80 dias.

Período de vida

O teiú pode viver até 20 anos em cativeiro.

Ameaças

As principais ameaças ao teiú são a caça, a destruição do habitat e o tráfico de animais.

Veja essa, vai ser do seu interesse: Magnífico encontro com onças no meio da estrada

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.