‘Teiú arregão’ foge de duelo contra gatos; estava em desvantagem

Possui cabeça comprida e pontiaguda, mandíbulas fortes providas de um grande número de pequenos dentes pontiagudos.
Possui cabeça comprida e pontiaguda, mandíbulas fortes providas de um grande número de pequenos dentes pontiagudos.

Famosos por sua agressividade e não fugir de um bom combate, um teiú mostrou ao contrário ao ‘arregar’ e fugir de um duelo contra dois gatos.

Nas imagens que circula nas redes sociais, mostra o teiú (réptil) tentando devorar um ovo, porém, ao lado, dois gatos que insistiam em caçar confusão com o oponente.

Mesmo faminto, o teiú desisti do alimento e também levar uma surra dos felinos.

Os teiús são de hábitos diurnos e predadores oportunistas. Alimentam-se de vegetais, pequenos animais e carniça. Todas as espécies do gênero possuem parte da distribuição no território brasileiro.

[Continua depois da Publicidade]

Atinge até 2 metros de comprimento, incluindo a cauda. Possui cabeça comprida e pontiaguda, mandíbulas fortes providas de um grande número de pequenos dentes pontiagudos.

O gato

O gato (Felis silvestris catus) ou gato doméstico é um mamífero carnívoro da família dos felídeos, muito popular como animal de estimação. Ocupando o topo da cadeia alimentar, é predador natural de diversos animais, como roedores, pássaros, lagartixas e alguns insetos.

Segundo pesquisas realizadas por instituições norte-americanas, os gatos consistem no segundo animal de estimação mais popular do mundo, estando numericamente atrás apenas dos peixes de aquário.

Os gatos, assim como todos os felinos, originaram-se da evolução de Miacis, um mamífero predador, que habitou a Terra no Paleoceno, há aproximadamente 55 milhões de anos, época em que surgiram os mais antigos mamíferos carnívoros.

Lugares "mau" na casa: como os gatos apontam para eles
Lugares “mau” na casa: como os gatos apontam para eles – Foto Canva

O primeiro felino identificado por meio de fósseis é o Dinictis, datado de 37 milhões de anos, do qual derivou Proailurus, ancestral comum de todas as espécies de gatos, o qual viveu há aproximadamente 20 milhões de anos.

 

Se você gostou deste post: ‘Teiú arregão’ foge de duelo contra gatos; estava em desvantagem  – vai gostar também de ler esta notícia: Sucuri gigante surpreende pescadores; dormiram ao lado dela

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.