Congresso possibilita debate sobre a produção brasileira de milho

Fonte: CenárioMT com Assessoria

milho maos

Brasília sediou nesta quarta-feira (08) o Congresso Abramilho 2024. O evento reuniu especialistas e autoridades para discutir temas cruciais para o setor agrícola brasileiro, com foco especial na produção de milho. O presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, representou a entidade no encontro.

Durante o congresso, Tomain enfatizou a significância do milho para o agronegócio do país e como a cultura tem impressionado o setor nos últimos anos. “A produção do milho brasileiro tem sido impulsionada pelo uso tecnológico e pela ciência. E esse congresso nos possibilita evoluir nas discussões, reunir possíveis soluções e ainda levar informação. Temos vocação e potencial para enfrentar os desafios e alavancar o setor”, destacou o presidente.

Além disso, Tomain reiterou o compromisso da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato) em defender os interesses do agronegócio mato-grossense e brasileiro, colocando-se à disposição dos produtores rurais para enfrentar os desafios do setor.

Durante a manhã, os participantes tiveram a oportunidade de assistir à palestra sobre o “Cenário Atual do Agro em 2024”, com Xico Graciano, onde foram abordadas as dificuldades dos produtores, acesso ao crédito, seguro e armazenagem, bem como desafios, oportunidades e o setor agrícola de modo geral. O painel internacional trouxe à tona questões ambientais, abertura de novos mercados, imagem do agro no exterior, sorgo e DDG.

[Continua depois da Publicidade]

Destacando a importância do evento, o diretor executivo da Abramilho, Glauber Silveira, ressaltou que os participantes tiveram a chance de debater temas que vão impactar diretamente a produção, o mercado e a política do agro.

O Congresso Abramilho 2024 também contou com a solenidade de posse do presidente eleito da Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (Abramilho), Paulo Bertolini.

O evento também trouxe outras discussões importantes, com destaque para o painel de Segurança Alimentar e Renda, equilíbrio entre mercado interno e externo, previsão de safra, preços e incentivos para aumentar o consumo de milho no Brasil. O Painel Tecnológico abordou legislações e acordos nacionais e internacionais para o crescimento da produção de milho brasileiro, reavaliação de produtos, novas tecnologias e bioinsumos, entre outros temas.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.