Comovente! Guia flagra onça-pintada carregado filhote morto em Mato Grosso

Provavelmente o filhote de onça-pintada, tenha sido morto por um macho adulto, enquanto sua mãe não estava por perto.

Fonte: CenarioMT

Provavelmente o filhote de onça-pintada, tenha sido morto por um macho adulto, enquanto sua mãe não estava por perto.
Provavelmente o filhote de onça-pintada, tenha sido morto por um macho adulto, enquanto sua mãe não estava por perto.

Uma cena triste e comovente, porém, ao mesmo tempo rara de ser vista. Uma onça-pintada foi flagrada carregando seu filhote morto.

O registro foi feito pelo guia turístico Ailton Lara, na região de Porto Jofre – maior berçário de onças-pintadas do Brasil – no município de Poconé, no Pantanal de Mato Grosso (MT).

Provavelmente o filhote de onça-pintada, tenha sido morto por um macho adulto, enquanto sua mãe não estava por perto. As onças são extremante territorialista, ou seja, que costuma dominar seu território.

Mundo Animal direto no seu WhatsApp!

Acesse o Mundo Animal no WhatsApp e receba conteúdos incríveis sobre animais: curiosidades, vídeos, fotos e muito mais! Explore o mundo selvagem e aprenda com a gente!

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

“Um registro inédito mas ao mesmo tempo muito triste. Ontem vimos a Medrosa e seu filhote Aime interagindo com uma serpente ( surucucu-do-pantanal). O filhote estava com muito medo mas até brincou de cabo de guerra com a mãe, usando a cobra como corda. Próximo dela e do filhote, um pouco mais na vegetação densa, havia uma terceira onça, provavelmente um macho. Mas estava tudo tranquilo”, descreveu Lara em publicação no Instagram.

Ainda de acordo com Ailton Lara, a cena aconteceu as margens de um pequeno córrego, onde habitam muitos jacarés. O local também é frequentado por onças, o que cria um cenário de grande sobreposição de território.

“Recebemos a notícia que havia um filhote de onça morto e logo fomos até local e quando aproximamos com o barco, vimos um macho de onça pintada, logo o identifiquei que era o Forasteiro que já havíamos registrado em 2020 durante os incêndios florestais do Pantanal. Passamos o período da manhã e da tarde observando cada comportamento do macho próximo do filhote morto e na margem oposta a Medrosa passou e vocalizou da maneira que ela sempre chamava o filhote”, acrescentou o guia turístico.

“Infanticídio acontece na natureza, mas foi o meu primeiro registro em uma década e meia observando onças pintadas no Pantanal”, concluiu Lara.

A onça-pintada

A onça-pintada (Panthera onça) é a rainha do Pantanal, ao passo que está no topo da cadeia alimentar, sendo o animal considerado o mais incrível superpredador.

Porém, o maior desafio desses maravilhosos felinos é sobreviver em espaços cada vez menores por conta do desmatamento e destruição de seu habitat natural.

De grande porte, a onça-pintada pode chegar a mais de 150 quilos e comprimento entre 1,12 a 1,85 metros. Ao contrário dos leopardos, as onças têm cauda mais curta. Outra diferencia entre eles é o padrão de manchas na pele e pelo maior tamanho.

Além de possuir uma força excepcional, a onça-pintada é a que possui maior poder em suas mordidas, entre os grandes felinos do planeta. O que dá a esses animais, a possibilidade de perfurar facilmente casco de tartarugas e crânios de suas presas.

Geralmente solitária, principalmente os machos, as onças caçam através de emboscadas, sendo um importante predador no topo da cadeia alimentar e pode comer qualquer animal que seja capaz de capturar, desempenhando um papel na estabilização dos ecossistemas e na regulação das populações de espécies de presas.

Maior felino das Américas e o único representante do gênero Panthera no continente.
Maior felino das Américas e o único representante do gênero Panthera no continente. Onça pintada (Panthera onca). Foto: Leonardo Mercon / Shutterstock.com
[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

Se você gostou deste post: O dia em que a onça se deu mal ao tentar pegar um porco-espinho  – vai gostar também de ler esta notícia: Cachorro caramelo viraliza ao tomar banho de forma inusitada

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.