Equipe de Lucas do Rio Verde se prepara para participar da etapa regional do First Lego League

O FLL é um dos maiores eventos de robótica do mundo acontecerá nos dias 10 e 11 deste mês. Equipe luverdense é formada por alunos de quatro escolas municipais

Fonte: CenárioMT

equipe de robotica LRV
Foto: Divulgação

Brasília vai sediar a etapa regional da First Lego League – FLL. O evento de robótica, considerado um dos maiores do mundo, acontecerá nos dias 10 e 11 de fevereiro. Lucas do Rio Verde será representado na competição pela segunda vez.

A equipe EmmaTech, formada por alunos de quatro escolas municipais, vem se preparando para a competição. Os seis alunos estudaram, no ano passado, nas Escolas Vinícius de Moraes, Caminho Para o Futuro, Eça de Queirós e São Cristóvão.

A nova temporada da FLL está focada no desenvolvimento de projetos ligados à energia. Batizada de Super Powered, desafia crianças e adolescentes a explorar de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada. As equipes vão colocar sua criatividade superpoderosa para pensar um futuro energético inovador.

Desafios

Eles precisam realizar até 15 missões em um cenário simulado em um tapete que está focado no desenvolvimento de projetos ligados à energia. A Super Powered desafia participantes a explorar de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada.

[Continua depois da Publicidade]

O Projeto de Inovação intitulado “Speed Emma” está sendo elaborado como um protótipo adaptado de um carrinho de rolimã para geração de energia limpa, de fácil acesso e baixo custo.

equipe de robótica LRV
Preparação vem sendo realizada desde o dia 16 de janeiro (Foto: Divulgação)

Os treinamentos estão acontecendo no do Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional, no Núcleo de Robótica Educacional diariamente desde o dia 16/01. Eles acontecem com a orientação do Coordenador Rafael Juy, técnico da equipe, juntamente com as professoras Kátia Mundim e Nayane Laura Santos, além do assessor Marcelo Verardi.

“Está sendo uma ótima oportunidade para a cidade mostrar os talentos e ampliar o conhecimento na área de pesquisa, ciência, inovação e tecnologia”, avalia Rafael Juy, coordenador do Departamento de Robótica.

A equipe EmmaTech é formada por Isabelly Santos Barros, Vitor Manoel Costa Cabral de Sousa, Kaio Henrique Flor Todescatt, Kauan Otávio Cavalheiro Bueno, Enzo Polesso de Oliveira e Gustavo Bobato Delfino da Silva.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.