Sua empresa nasceu para morrer? Gestor financeiro autor de livro aponta práticas de longevidade para empresas

Líder tem papel determinante na postura e constância de práticas de perpetuação

Fonte: MF Press Global

IMG 3760
Vinicius Guarnieri/ Arquivo Pessoal
O gestor financeiro Vinícius Guarnieri é o autor do livro ‘Consciência Transformadora – Transformando pessoas e recuperando empresas’. A obra tem uma abordagem prática ao ensinar empresários que o lucro deve ser objetivado no negócio, já que é ele que manterá a empresa perene.
Ele elaborou mais um conteúdo com informações diretas aos empresários e empreendedores que pretendem fazer do seu negócio um meio de vida.
Para Vinícius, o primeiro ponto a ser observado é um questionamento: como pretendemos viver desse negócio?
“Essa é uma pergunta que deve estar sempre presente na definição da missão da empresa. Além disso, é importante que cada indivíduo que vier a fazer parte do quadro de colaboradores da organização deve compreendê-la muito bem e mantê-la na mente”, orientou.
Ainda dentro do assunto ‘missão’, o especialista insistiu que esse ponto deve definir claramente as projeções da empresa, de como ela se perpetuará.
“Parceiros de negócio, clientes, fornecedores, mediante isso, conhecerão os propósitos daquela organização. Então cabe ao líder, tendo participado ou não da elaboração da missão da empresa, verificar constantemente se o conceito que dá consistência a essa missão está sendo respeitado”, completou.
Outro alerta feito pelo gestor aos empresários é que, o líder precisa ser o exemplo de qual a postura deve ser adotada para perpetuação da empresa. Não só na missão como nós valores (comportamentos) declarados como essenciais. “Se o líder perder essas referências, significa que o ‘barco furou’ e o naufrágio é iminente”, mencionou.
Mas, para Vinicius, o processo de conduzir uma empresa passa antes de tudo pelo transformar vidas, começando incialmente por si mesmo.
“É preciso que o líder tenha consciência quanto às suasintenções e a repercussão das próprias ações. Isso é o que deve nortea-lo”, afirmou.
Guarnieri ainda mencionou cinco perguntas para que o líder faça a si mesmo quando assumir seu compromisso:
1. Com que objetivo você iniciou o seu negócio?; 2. Visualiza sua empresa como uma instituição perene?; 3. Anseia pelo sucesso vertiginoso, repentino, ou se preparou para que seja  crescente e consistente?; 4. Onde reside a maior ameaça da vida de sua empresa: na concorrência (mercado) ou dentro dela mesma?; 5. Quais são as evidências de que o cliente deseja contar com sua empresa para sempre?
“Se tiver as respostas consistentes para essas perguntas, há uma grande possibilidade desse negócio, sendo inovado frequentemente, atravessar os séculos”, finalizou.
Sobre Vinicius Guarnieri
Miguel Vinícius Guarnieri de Almeida Ferreira, ou Vinícius Guarnieri, é Engenheiro Agrônomo e especialista em Gestão Financeira. Fundador do Instituto de Transformação de Empresas (ITEM). Graduado em Engenharia Agrônoma pela Universidade Federal de Lavras (MG). É educador financeiro da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (ABEFIN); consultor especialista em recuperação e reestruturação de empresas e treinamentos de equipes e desenvolvimento pessoal, além de ser palestrante, professor universitário, escritor e autor de vários livros.
Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.