23.5 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 28 julho, 2021
InícioECONOMIAPF apura atuação de doleiros em crimes contra o Sistema Financeiro

PF apura atuação de doleiros em crimes contra o Sistema Financeiro

Segundo a PF além de apurar crimes de atuação irregular no mercado de câmbio e evasão de divisas, a partir da coleta e da análise do material apreendido poderão ser identificados outros crimes.
Por Karine Melo - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, cometidos por doleiros que atuam no Rio Grande do Sul em apoio a grupos criminosos, são o alvo da Operação Formigueiro, da Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira (22). 

Cerca de 40 policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão: sete em Porto Alegre e dois no município gaúcho de Estância Velha. As ordens judiciais são executadas em escritórios e residências dos investigados, que estariam atuando informalmente na condição de negociadores de câmbio, o chamado dólar paralelo. Um dos inquéritos teve origem a partir da identificação de um doleiro, alvo da operação, que estaria atuando junto com contrabandistas de cigarros investigados em outra operação.


--Continua depois da publicidade--

“O mercado ilegal de câmbio, além do prejuízo ao Sistema Financeiro Nacional (evasão de manutenção de divisas não declaradas no exterior) e à Ordem Tributária (sonegação), muitas vezes está ligado à lavagem de dinheiro e operações de descaminho e contrabando”, explicou a PF.

Além de apurar crimes de atuação irregular no mercado de câmbio e evasão de divisas, a partir da coleta e da análise do material apreendido, poderão ser identificados outros crimes praticados pelos investigados. A ação de hoje conta com o apoio da Receita Federal.

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

SAÚDE
PSFs orientam sobre obesidade em crianças e adultos em Lucas do Rio Verde
julho 27, 2021
SAÚDE
Saúde notifica ao Ministério Público pessoas que tomaram mais de uma vez a 1ª dose da vacina contra a Covid-19
julho 27, 2021