22.1 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 27 novembro, 2020
Início CIDADANIA Título de eleitor – Como tirar pela primeira vez?

Título de eleitor – Como tirar pela primeira vez?

Por CenárioMT

No Brasil, jovens de 16 e 17 anos não tem obrigatoriedade de voto, assim como também os analfabetos e maiores de 70. Mas, se você tem idade igual ou superior a 18 anos e não faz parte da exceção acima citada, saiba que tem que votar e para isso, precisa fazer o alistamento eleitoral.

Dessa forma, para tirar o título de eleitor é necessário comparecer a um cartório eleitoral com carteira de identidade, apresentar um comprovante de residência original e recente, carteira de trabalho ou certidão de nascimento ou de casamento e a certificado de quitação com o serviço militar para homens acima de 18 anos.

Se preferir, há também a possibilidade de começar o atendimento por meio do sistema Título Net e agendar um horário mais conveniente para ir ao cartório eleitoral e, então, solicitar o título.

Ao acessar o sistema Título Net, precisará preencher os dados solicitados. Com isso, receberá um número de protocolo e deverá comparecer na unidade da Justiça Eleitoral em até 5 dias corridos.

De todo modo, o prazo para solicitar cadastro, atualização ou transferência finaliza meses antes da Eleição, neste ano, foi até 6 de maio. Agora, somente poderá solicitar cadastro, atualizar dados ou transferência, a partir de 9 de dezembro.

Título de eleitor
Título de eleitor – Como tirar pela primeira vez?

Título de eleitor – Como tirar pela primeira vez?

Aqueles que já possuem o título de eleitor, mas não sabem onde está o documento, não precisa ir a um cartório e solicitar a segunda via, basta fazer download do app e-Título e votar normalmente.

Porém, se não fez o recadastramento biométrico, será necessário também levar um documento de identificação com foto.

Por causa da pandemia, a eleição será nos dias 15 e 29 de novembro. Não haverá identificação por biometria e não será necessário apresentar o título impresso, justamente para evitar a contaminação. Em breve mais novidades sobre o tema.



- Publicidade -

Últimas

Assalto: vítima toma arma e mata ladrão com tiro na cabeça em Mato Grosso

Um morador reagiu a um assalto, tomou a arma do ladrão e matou o suspeito com um tiro na cabeça na manhã desta quinta-feira...

Morador de Sorriso morre vítima de Covid-19 em Nova Mutum

É com profundo pesar que a Prefeitura Municipal de Sorriso confirma o registro de mais um óbito causado pela Covid- 19.  Trata-se de um homem...

Curso de Libras terá encerramento com live na segunda, 30

A próxima segunda-feira (30) terá uma live diferente no ar. Isso mesmo! Dessa vez, o som ficará por conta dos gestos das mãos da...

Sorriso é um dos polos de competição nacional de natação

Piscinas do Brasil inteiro estarão recheadas de talentos da natação de 9 a 18 anos no primeiro sábado de dezembro (5). Por conta da...
Publicidade
x