24.3 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 23 julho, 2021
InícioCIDADANIATítulo de eleitor – Como tirar pela primeira vez?

Título de eleitor – Como tirar pela primeira vez?

Por CenárioMT

No Brasil, jovens de 16 e 17 anos não tem obrigatoriedade de voto, assim como também os analfabetos e maiores de 70. Mas, se você tem idade igual ou superior a 18 anos e não faz parte da exceção acima citada, saiba que tem que votar e para isso, precisa fazer o alistamento eleitoral.

Dessa forma, para tirar o título de eleitor é necessário comparecer a um cartório eleitoral com carteira de identidade, apresentar um comprovante de residência original e recente, carteira de trabalho ou certidão de nascimento ou de casamento e a certificado de quitação com o serviço militar para homens acima de 18 anos.


--Continua depois da publicidade--

Se preferir, há também a possibilidade de começar o atendimento por meio do sistema Título Net e agendar um horário mais conveniente para ir ao cartório eleitoral e, então, solicitar o título.

Ao acessar o sistema Título Net, precisará preencher os dados solicitados. Com isso, receberá um número de protocolo e deverá comparecer na unidade da Justiça Eleitoral em até 5 dias corridos.

De todo modo, o prazo para solicitar cadastro, atualização ou transferência finaliza meses antes da Eleição, neste ano, foi até 6 de maio. Agora, somente poderá solicitar cadastro, atualizar dados ou transferência, a partir de 9 de dezembro.

Título de eleitor
Título de eleitor – Como tirar pela primeira vez?


--Continua depois da publicidade--

Título de eleitor – Como tirar pela primeira vez?

Aqueles que já possuem o título de eleitor, mas não sabem onde está o documento, não precisa ir a um cartório e solicitar a segunda via, basta fazer download do app e-Título e votar normalmente.

Porém, se não fez o recadastramento biométrico, será necessário também levar um documento de identificação com foto.

Por causa da pandemia, a eleição será nos dias 15 e 29 de novembro. Não haverá identificação por biometria e não será necessário apresentar o título impresso, justamente para evitar a contaminação. Em breve mais novidades sobre o tema.

- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

CONDUTORES EM ALERTA
Com semáforo estragado, prefeitura de Lucas do Rio Verde alerta condutores
julho 23, 2021
BR 163
Concessionária diz estar próximo de anunciar retomada da duplicação da BR-163
julho 23, 2021