34.1 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 02 dezembro, 2020
Início CIDADANIA Novo projeto de Lei visa beneficiar os idosos no saque do FGTS;...

Novo projeto de Lei visa beneficiar os idosos no saque do FGTS; entenda

Por CenárioMT

FGTS: Há um projeto em trâmite referente a este assunto para ser votado na Comissão de Assuntos Sociais.

No momento, somente é possível realizar o saque quando o trabalhador completa 70 anos, conforme estabelecido no Estatuto do Idoso, Lei 10.741/2003. Contudo, está tramitando um projeto que permitirá o saque do saldo do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço por trabalhadores ao completarem 60 anos.

O projeto é da autoria da Senadora Rose de Freitas e tem por finalidade alterar a legislação do FGTS para haver a inclusão da hipótese de “quando o trabalhador tiver idade igual ou superior a 60 anos”.

Atualmente, a lei determina que seja possível movimentar a conta quando houver a dispensa sem justa causa ou extinção do contrato de trabalho, três anos ininterruptos fora do regime do FGTS, aposentadoria pela Previdência Social, saque a qualquer tempo com saldo inferior a R$ 80 ou saque-aniversário.

FGTS

Novo projeto de Lei visa beneficiar os idosos no saque do FGTS; entenda

A autora do projeto ressalta também que a conta do FGTS é de titularidade exclusiva do trabalhador. Com isso, o cidadão ao entrar na terceira idade necessita de recursos extras para manter a nova realidade.

Para a senadora, nada mais justo que o trabalhador tenha o direito de movimentar a conta do FGTS ao completar 60 anos de idade. Muitos parlamentares são favoráveis à matéria, inclusive o Senador Messias de Jesus que disse ser uma “alteração meritosa e justa” na lei.

Além disso, ele ressaltou que esta alteração não causará grande impacto, porque “a movimentação pela idade máxima talvez seja uma das menores”.

Havendo a aprovação do projeto de lei 5.518/2019 na Comissão de Assuntos Econômicos, o projeto irá para a análise da Comissão de Assuntos Econômicos, local onde tramitará em caráter terminativo. Os parlamentares estão com esperança de que este projeto seja aprovado e assim, os idosos sejam beneficiados.

Enfim, em breve voltamos atualizando o tema. No entanto, receba nosso conteúdo diariamente no celular. Click aqui, e participe de nosso grupo de Whatsapp, receba notícias do mais diversos programas sociais do governo.



- Publicidade -

Últimas

PM apreende adolescente com dinheiro sem procedência em Mato Grosso

Policiais da 3ª Companhia de Paranatinga (a 373 km de Cuiabá) encaminharam à delegacia nesta terça-feira (1º.12) um homem e um adolescente. O jovem...

PM em Sinop prende dupla e recupera dinheiro e 20 mil em cheques roubados em Sorriso

Policiais militares do 11º BPM de Sinop (a 500 km de Cuiabá) prenderam na terça-feira (1º.12), dois homens por roubo e receptação, no bairro...

Policiais encontram rede de pesca e motosserras com casal em MT

Policiais militares do 2º BPM de General Carneiro (a 442 km de Cuiabá) identificaram um casal e apreenderam seu filho adolescente na madruga desta...

PM intercepta suspeitas com droga que seria levada para Rondonópolis

Policiais militares do 1º Pelotão de Pedra Preta (a 238 km de Cuiabá) prenderam nesta terça-feira (1º.12), duas mulheres por tráfico de droga, na...
Publicidade
x