Paulo Guedes descarta possibilidade de prorrogar auxílio emergencial para 2021; confira

Fonte: CenárioMT

paulo guedes descarta possibilidade de prorrogar auxilio emergencial para 2021 confira 973759

Hoje, quarta-feira 07/10, o ministro da Economia, Paulo Guedes, descartou a possibilidade de ampliar o pagamento do auxílio emergencial para o ano de 2021. Muitos brasileiros acreditavam que o benefício seria prorrogado até a existência de uma vacina eficaz no combate do coronavírus.

Contudo, Guedes garantiu que o auxílio emergencial será pago até o mês de dezembro sem qualquer pretensão de prorrogação. Com isso, o ministro disse que “Tem um plano emergencial e o decreto de calamidade que vão até o fim do ano. E no fim de dezembro acabou tudo isso”,

Além disso, alegou que qualquer informação sobre nova prorrogação do auxílio é inverídica. O motivo?  O Governo Federal não tem qualquer pretensão continuar pagando o benefício após dezembro.

Guedes descarta possibilidade de ampliar auxílio emergencial para 2021
Guedes descarta possibilidade de ampliar auxílio emergencial para 2021

Guedes descarta possibilidade de ampliar auxílio emergencial para 2021

Ademais, Guedes alegou que o decreto de calamidade pública e o Orçamento de Guerra somente permitiu o pagamento dos benefícios até o mês de dezembro deste ano e nada mais.

[Continua depois da Publicidade]

Mas, também deixou claro que o governo federal não mediu esforços para realizar o pagamento para aqueles que se enquadrassem nos requisitos e assim, ajudar em um momento muito crítico da história mundial.

Todavia, informou que o pagamento do auxílio até o final do ano causará um rombo nas contas do governo de R$ 900 bilhões em 2020. O final do ano se aproxima e inúmeras são as incertezas sobre 2021, entre elas a prorrogação do Orçamento de Guerra e do estado de calamidade pública.

Contudo, o governo federal ainda está estudando o substituto do Bolsa Família que chamará Renda Cidadã. Mas, o grande receio é chegar o mês de Janeiro e sequer estar ativo o programa de renda para os mais vulneráveis. É esperar para ver!

Antes de mais nada, confira mais novidades diariamente sobre programas sociais aqui no CenárioMT.