26.7 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 25 novembro, 2020
Início CIDADANIA Saiba como justificar o voto por celular nestas eleições

Saiba como justificar o voto por celular nestas eleições

Por CenárioMT

Este final de semana haverá eleições municipais.

As eleições municipais ocorrerão nos dias 15 e 29 de novembro e aqueles que não comparecerem às urnas precisam justificar o motivo do não comparecimento sob pena de suspensão de alguns direitos civis.

Neste ano, os eleitores poderão justificar a ausência por meio do tablet ou celular utilizando o aplicativo e-Título, tendo em vista, a pandemia do coronavírus. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral, o aplicativo terá esta funcionalidade até o dia das eleições.

Dessa forma, se o eleitor estiver fora dos limites geográficos do domicílio eleitoral, isto é, em outro estado ou município, poderá realizar a justificativa por meio do aplicativo durante o horário de votação.

Inclusive, por meio deste aplicativo é possível constatar se a pessoa realmente não está no domicílio eleitoral.

justificar voto
© Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Saiba como justificar o voto por celular nestas eleições

Além disso, a justificativa por demais motivos também poderá ser realizada pelo e-Título, mas somente depois das eleições dentro do prazo de sessenta dias.

Ademais, este procedimento deverá ser repetido, caso haja segundo turno. Abaixo, segue o passo a passo para que você possa justificar o voto, se necessário.

  • Baixe o aplicativo e-Título que está disponível para os sistemas operacionais Android e IOS;
  • Preencha os dados como nome completo, data de nascimento, tipo de documento (CPF ou título de eleitor), nome do pai e da mãe;
  • Responda ao questionário pessoal;
  • Crie uma senha de seis dígitos.

Após isso, o e-Título estará criado e com isso, aparecerão as informações completas, incluindo a zona e seção eleitoral.

Então, na parte inferior da tela, clique em “Mais opções” e posteriormente em “Justificativa de ausência” e então, preencha todos os dados solicitados e anexe os documentos comprobatórios como o de trabalho ou atestado.

Contudo, se você desejar justificar a ausência comparecendo em qualquer seção eleitoral do país, não terá problema, porém precisará preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral. De todo modo, o ideal é que você exerça a sua cidadania e vote no candidato que entender ser o melhor para o seu município.



- Publicidade -

Últimas

Corpo de Bombeiros Militar de MT recebe visita do comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada

Na manhã desta terça-feira (24.11), o Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), recebeu a visita do comandante da 13ª...

Secel divulga resultados de três editais da Lei Aldir Blanc

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) divulgou o resultado preliminar de três dos cinco editais da Lei Aldir Blanc que tiveram...

Sefaz explica procedimentos para encerramento do exercício financeiro deste ano

A Secretaria de Fazenda (Sefaz-MT), com o apoio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) promove uma reunião on-line, com a finalidade de tratar...

Alemanha tem recorde de casos de covid-19 com 410 mortes em 24 horas

A Alemanha registou hoje (25) novo recorde de mortes por covid-19, com 410 óbitos em 24 horas, e espera-se que haja uma extensão das medidas...
Publicidade
x