30 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 17 maio, 2021
InícioCIDADANIASaiba como justificar o voto por celular nestas eleições

Saiba como justificar o voto por celular nestas eleições

Por CenárioMT

Este final de semana haverá eleições municipais.

As eleições municipais ocorrerão nos dias 15 e 29 de novembro e aqueles que não comparecerem às urnas precisam justificar o motivo do não comparecimento sob pena de suspensão de alguns direitos civis.


--Continua depois da publicidade--

Neste ano, os eleitores poderão justificar a ausência por meio do tablet ou celular utilizando o aplicativo e-Título, tendo em vista, a pandemia do coronavírus. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral, o aplicativo terá esta funcionalidade até o dia das eleições.

Dessa forma, se o eleitor estiver fora dos limites geográficos do domicílio eleitoral, isto é, em outro estado ou município, poderá realizar a justificativa por meio do aplicativo durante o horário de votação.

Inclusive, por meio deste aplicativo é possível constatar se a pessoa realmente não está no domicílio eleitoral.

justificar voto
© Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil


--Continua depois da publicidade--

Saiba como justificar o voto por celular nestas eleições

Além disso, a justificativa por demais motivos também poderá ser realizada pelo e-Título, mas somente depois das eleições dentro do prazo de sessenta dias.

Ademais, este procedimento deverá ser repetido, caso haja segundo turno. Abaixo, segue o passo a passo para que você possa justificar o voto, se necessário.

  • Baixe o aplicativo e-Título que está disponível para os sistemas operacionais Android e IOS;
  • Preencha os dados como nome completo, data de nascimento, tipo de documento (CPF ou título de eleitor), nome do pai e da mãe;
  • Responda ao questionário pessoal;
  • Crie uma senha de seis dígitos.

Após isso, o e-Título estará criado e com isso, aparecerão as informações completas, incluindo a zona e seção eleitoral.

Então, na parte inferior da tela, clique em “Mais opções” e posteriormente em “Justificativa de ausência” e então, preencha todos os dados solicitados e anexe os documentos comprobatórios como o de trabalho ou atestado.

Contudo, se você desejar justificar a ausência comparecendo em qualquer seção eleitoral do país, não terá problema, porém precisará preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral. De todo modo, o ideal é que você exerça a sua cidadania e vote no candidato que entender ser o melhor para o seu município.


- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

DESENVOLVIMENTO
Duplicação da BR 163 deverá ser uma das bandeiras do Cidesa nos próximos meses
maio 17, 2021
BOLETIM CORONAVÍRUS
Lucas do Rio Verde registra mais um óbito por covid-19 e número de mortes chega a 143
maio 17, 2021