21.3 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 14 agosto, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO POLÍTICOPSL apela por mais espaço e interlocução no governo

PSL apela por mais espaço e interlocução no governo

Texto por Gilberto Costa e Luiza Damé - Repórteres da Agência Brasil Brasília

Na primeira reunião da bancada do PSL com os novos senadores e deputados eleitos, realizada hoje (21) em Brasília, o tom foi de desabafo e apelos por mais espaço e interlocução no futuro governo. Paralelamente, o presidente nacional do partido, deputado Luciano Bivar (PE), foi lançado pelo senador eleito Major Olímpio (PSL-SP), que foi o mais votado de São Paulo, como candidato da legenda à presidência da Câmara.


--Continua depois da publicidade--

O presidente eleito Jair Bolsonaro esteve na reunião por pouco mais de 10 minutos. Ele cumprimentou os parlamentares e passou sua visão sobre o encaminhamento das questões do Congresso e a relação entre o Legislativo e o Executivo.

“A governabilidade será pautada por critérios mais republicanos entre o governo federal e o Congresso Nacional”, disse o deputado eleito Marcelo Álvaro Antônio (PSL), o campeão de votos em Minas Gerais.

Ciúme

Durante a reunião, alguns parlamentares queixaram-se do espaço ocupado pelo Democratas (DEM) na equipe do presidente eleito, com a confirmação de três ministérios. Segundo os parlamentares, o futuro presidente disse que os nomes foram escolhidos pela competência, e não pelo partido. “Não sei se ciúme é uma palavra certa na política”, afirmou Major Olímpio, buscando amenizar o mal-estar entre PSL e DEM.

Os deputados e senadores eleitos reclamaram ainda das dificuldades de interlocução com a equipe de transição do governo Bolsonaro. O Major Olímpio contou que a senadora eleita Soraya Thronicke (PSL-MS) “ficou sabendo pela imprensa” que a deputada federal Tereza Cristina (DEM), de seu estado, foi escolhida para o Ministério da Agricultura.


--Continua depois da publicidade--

Indicando que pretende lançar-se a líder do PSL, a deputada eleita Joice Hasselmann (SP), afirmou que o partido vai trabalhar também para formar um “blocão” e não ficar na dependência dos parlamentares que integram o chamado “centrão”, base de apoio de Bolsonaro.

Candidatura

Segundo o deputado Marcelo Álvaro Antônio, o PSL está discutindo internamente, e com outros partidos, a disputa pelo comando da Câmara. O atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), trabalha para se manter no cargo por mais dois anos.

“Não tem nada definido, se teremos candidato ou não à presidência da Câmara, no PSL”, disse o parlamentar mineiro. “Ele [Bolsonaro] já sinalizou que prefere dar oportunidade a outro partido”, completou.

Porém, ao final da reunião, Major Olímpio, que conclui mandato de deputado federal, defendeu que o PSL apoie o nome de Bivar na corrida pela presidência da Câmara. “Somos eternamente gratos ao Bivar”, disse. De acordo com Olímpio, o presidente do PSL “mostrou desprendimento ao deixar a presidência [do partido] para acolher a todos nós.”

O nome de Bivar teve ressonância entre os parlamentares eleitos, como o deputado federal Bibo Nunes (PSL-RS). “A eleição de Luciano Bivar é prioridade da bancada.”

Espaço

Segundo os defensores da candidatura própria do PSL, o partido vai se esforçar aumentar a bancada no Congresso e buscar mais espaço. A sigla elegeu 52 deputados, porém, os próprios parlamentares afirmam que a bancada chegará a 61.

Os cálculos de aumento da bancada se baseiam na janela partidária, que vai favorecer a migração dos parlamentares de siglas que não atingiram a cláusula de desempenho.

“Temos o máximo respeito por outros partidos, mas sabemos que vai ter janela partidária. Nós faremos respeitosamente convite a parlamentares que tenham alinhamento ideológico [com o PSL]”, disse Major Olímpio.


--Continua depois da publicidade--

Edição: Nádia Franco

© CenárioMT
© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

AGOSTO DOURADO
Campanha para coleta de potes de vidro é lançada pelo Hospital São Lucas
agosto 13, 2022
EM LUCAS DO RIO VERDE
Ação promocional da CDL alusiva ao Dia dos Pais sorteia kits churrasco
agosto 13, 2022
INVESTIGAÇÃO
Polícia Civil investiga roubo ocorrido em residência em Lucas do Rio Verde
agosto 12, 2022
COMEMORAÇÃO
Acilve realiza sorteio em ação para comemorar o Dia dos Pais
agosto 12, 2022