25 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 19 junho, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTSemana estadual sensibiliza para importância da doação voluntária de medula óssea

Semana estadual sensibiliza para importância da doação voluntária de medula óssea

Será transmitida uma live pelo YouTube, às 15h do dia 24 de maio. MT Hemocentro é parceiro de iniciativa para tirar dúvidas sobre o cadastro e a doação
Por CenárioMT

O MT Hemocentro realizará, no período de 24 a 31 de maio, a Semana Estadual de Conscientização da Importância da Doação de Medula Óssea, evento instituído por Lei Estadual nº 9.807, de 2012 e autoria do deputado Ondanir Bertolini.

Será realizada uma transmissão virtual, em parceria com o programa Hora do Café, sobre o tema “Quero ser um doador de medula óssea. O que fazer?”. A live será transmitida pelo YouTube, às 15h do dia 24 de maio, e não é necessário realizar inscrição. Para ter acesso à transmissão, digite o código csqvsefazmt na pesquisa da plataforma.


--Continua depois da publicidade--

No Brasil, a doação de medula óssea é realizada por meio de cadastro voluntário no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), que atualmente conta com 5.338.344 pessoas cadastradas no Brasil.

De acordo com dados do MT Hemocentro, Mato Grosso registra 67.026 pessoas cadastradas como doadores voluntários. O cadastro só pode ser realizado no MT Hemocentro, salvo exceções de campanhas abertas. O voluntário deve estar munido do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e de um documento oficial com foto; o cadastro é rápido e fácil.

Pessoas que estejam saudáveis e que tenham entre 18 anos e 55 anos podem realizar o cadastro. Embora o primeiro cadastro seja realizado até os 55 anos, o candidato à doação mantém o cadastro até completar 60 anos – idade máxima permitida para o procedimento.

O cadastro no Redome deve ser mantido sempre atualizado, pois é por meio dele que a equipe técnica entra em contato com a pessoa que realizará a doação da medula óssea, caso seja compatível.


--Continua depois da publicidade--

Medula óssea salva vidas

A medula óssea é usada para o transplante em pacientes que são acometidos por doenças, tais como: aplasias de medula óssea, alguns tipos específicos de leucemia, câncer, anemias e linfomas (doença que surge quando as células do nosso sistema linfático sofrem transformações, inclusive cancerígenas).

Em Mato Grosso, o cadastro é realizado na sede do MT Hemocentro. A unidade está localizada em Cuiabá-MT, na Rua 13 de Junho, nº 1055. Para mais informações, a equipe técnica do banco de sangue está disponível pelo telefone (65) 3623-0044 – ramais 221 e 222 – ou e-mail [email protected]


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Agentes de Saúde e Atenção Básica recebem capacitação em Lucas do Rio Verde
junho 19, 2021
LUTO
Com mais dois óbitos, Lucas do Rio Verde chega 166 mortes por Covid-19
junho 19, 2021