20.9 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 14 abril, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTRondonópolis: Prosa da Educação reúne 36 diretores para alinhar diretrizes e fortalecer...

Rondonópolis: Prosa da Educação reúne 36 diretores para alinhar diretrizes e fortalecer setor

Por cerca de duas horas os gestores puderam tirar dúvidas e receber orientações
Por CenárioMT

Diretores das 36 escolas estaduais de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá) se reuniram com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, na tarde de segunda-feira (01.03). A primeira Prosa da Educação realizada fora da sede foi o momento em que os gestores puderam expor as dificuldades do dia a dia, tirar dúvidas e receber do próprio secretário as orientações.

Infraestrutura, tecnologia, material pedagógico, os desafios durante a pandemia, tudo esteve em pauta. Alan Porto enfatiza que este contato direto fortalece a educação e é o momento de falar abertamente.

“Um dos grandes ganhos é a troca de experiência entre os próprios gestores. E nosso objetivo é mostrar que estamos abertos ao diálogo, que somos todos Seduc e que juntos podemos transformar a educação e melhorar nossos índices de aprendizagem”.

Entre as principais dúvidas dos diretores está o acesso à internet, indispensável neste momento de pandemia para as aulas remotas. O secretário informou que nesta semana a Seduc libera a primeira – de duas parcelas – para todas as escolas estaduais investirem diretamente em tecnologia. A meta é que todas as unidades tenham pelo menos 200 megabits.

“A escola que ainda tiver dificuldades com os recursos repassados, pode solicitar complementação que o pedido será analisado. E podem preparar as escolas, pois o computador vai chegar”, garantiu.

Troca de experiências

Durante a reunião, os diretores que já conseguiram ampliar o acesso à internet nas unidades deram sugestões aos demais gestores e se colocaram à disposição para ajudar. Uma das escolas, por exemplo, pagou R$ 2 mil para fazer o cabeamento em 16 salas de aula e a gestora desta unidade vai poder auxiliar outra escola que tem a mesma estrutura e que está com um orçamento muito maior para o mesmo serviço – de R$ 8 mil.

Em Rondonópolis há exemplo também de escolas que já têm wi-fi em todo o prédio e funcionando bem.

Fortalecimento

Diretora Regional de Educação de Rondonópolis, Valdelice Holanda enfatiza que o alinhamento foi um dos grandes ganhos da Prosa na Educação realizada no município.

“Um espaço onde um secretário de Estado de Educação se propõe ficar duas horas ouvindo as preocupações, fazendo encaminhamentos, é de uma grandeza incrível. Nós tivemos muitos pouco momentos como esse na história da educação”, enfatiza.

Valdelice ressalta que foi o momento de os professores dividirem as “angústias” e de fortalecimento da própria regional. “Ao final da reunião estavam todos aliviados, mesmo sabendo que os problemas não serão resolvidos de uma hora para outra. Foi uma conversa muito sincera, o secretário não prometeu nada, nada impossível de ser realizado. Foi uma conversa entre gestores”.

A diretora regional afirma que o secretário “é um sujeito coletivo, de uma representação forte para os diretores” e que vai poder contar com o grupo de Rondonópolis.

Seduc próxima

Diretor da Escola Estadual Daniel Martins Moura, Watson da Silva Almeida Lara enfatizou a importância do diálogo aberto para entender os processos. Elogiou a gestão, afirmando que desde o início o secretário Alan Porto tem se comunicado com os gestores.

“O secretário está sempre comunicando muito bem com os gestores, com os núcleos. Estou recebendo as informações diretas da Seduc, de forma clara”.

Watson Lara afirmou que os profissionais estão sendo “bem mais ouvidos” e que esta parceria é indispensável para alcançar índices melhores na educação.

“Essa vinda até nós, nos dá uma liberdade maior, um contato maior que nos permite entender o processo que a Seduc está. Às vezes pensamos que a Seduc está muito longe, mas na realidade ela não está, está muito mais perto que a gente imagina”.

Vários diretores fizeram questão de elogiar o atendimento que estão recebendo das equipes da Seduc, principalmente na parte de obras.

Biossegurança

Todas as medidas de biossegurança foram tomadas neste encontro realizado na segunda-feira, com distanciamento social, uso obrigatório de máscara e álcool em gel.

Prosa na Educação

O Prosa na Educação é um projeto implantado na Seduc que tem como objetivo aproximar a gestão dos servidores. As reuniões eram realizadas uma vez por semana na sede, mas terão uma pausa por causa das novas medidas restritivas para o combate à pandemia.

Quando for possível retomar, o secretário Alan Porto afirma que quer expandir para todo o Estado.


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

VITÓRIA NO PASSO
Com dois de Isac, Luverdense vence e sobe na tabela do Mato-grossense
abril 14, 2021
GERAL
Bombeiros alerta para possível golpe em Lucas do Rio Verde
abril 14, 2021