20.5 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 21 junho, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTEscola de Cuiabá comemora Dia da Consciência Negra com palestras online

Escola de Cuiabá comemora Dia da Consciência Negra com palestras online

Seis transmissões ao vivo abordarão o tema com alunos e comunidade escolar sob diversas perspectivas
Por CenárioMT

O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, será comemorado na Escola Estadual Estevão Alves Correa, em Cuiabá. Para marcar a data, a equipe gestora preparou seis transmissões pelo Facebook com palestrantes que abordarão o tema sob diversas perspectivas.

A ideia de fazer um evento online partiu do próprio coordenador pedagógico, Cristiano Rocha Soares. A equipe gestora contou com a colaboração da Assessoria Pedagógica e do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro). Também participam do projeto os coordenadores pedagógicos Daniela Vargas e Luzia Selma.


--Continua depois da publicidade--

“Escolhemos profissionais com trabalhos voltados para o tema, são mestres, doutores ou doutorandos sobre o assunto. Com isso, a expectativa é a melhor possível”, frisa.

No entendimento do coordenador, é importante trabalhar a temática não somente no mês de novembro, mas sim ao longo de todo o ano letivo, uma tradição na unidade escolar.

“É uma data para trazer debates e fazer com que os alunos formem uma consciência crítica acerca da temática e que eles possam somar nas lutas sociais contra o racismo estrutural que vivemos nos dias de hoje”, assinala.

O professor de matemática Jaderson Dias acrescenta que abordar a temática faz parte do calendário escolar.  “É muito importante discutirmos essas questões, pois além de conter na legislação e fazer parte do calendário escolar, convida a comunidade escolar a uma reflexão sobre a inserção dos negros na sociedade”, salienta.


--Continua depois da publicidade--

A professora de língua portuguesa, Gonçalina Maria, ressalta que o evento é uma forma de trazer reflexão sobre sua posição na sociedade, diminuindo o ofuscamento trazido pelo preconceito da sua raça e cultura.

O estudante do 1º ano do ensino médio Thallys Gabriel Baroni tem uma visão crítica sobre o tema, e vê a relevância do tema ser abordado nas escolas. “Temos muitos alunos negros e eles merecem respeito e valorização, pois contribuíram e contribuem para a nossa História”.


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

SUSTO
Caminhonete com assessores de senador capota em Mato Grosso
junho 20, 2021
IMPORTUNAÇÃO SEXUAL
Passageiro de Lucas do Rio Verde ‘passa mão’ em idosa durante viagem de ônibus
junho 20, 2021