25 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 23 setembro, 2021
InícioCENÁRIO AGROAssociação de coletores de castanha lança edital para compra de maquinários

Associação de coletores de castanha lança edital para compra de maquinários

As empresas interessadas em participar do processo devem encaminhar por e-mail suas propostas até o dia 30 de agosto.
Por CenárioMT

A Associação de Coletores de Castanha do Brasil do PA Juruena (ACCPAJ), localizada em Cotriguaçu, distante 952 km de Cuiabá, está convocando, através de edital, empresas interessadas em fornecer máquinas de beneficiamento de produtos da castanha do Brasil, por meio do projeto ‘Cutiando – castanha e sustentabilidade na região noroeste Mato Grosso’, aprovado no âmbito da chamada de projetos do Programa Global REDD Early Movers (REM). Essa iniciativa, que na sua essência financia serviços ambientais destinando recursos a projetos de sustentabilidade e de preservação ambiental, reúne os governos da Alemanha,  Reino Unido e do Estado. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) é a responsável pela execução do REM, em parceria com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), Agricultura Familiar (Seaf), Segurança Pública (Sesp), Desenvolvimento Econômico (Sedec), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), e o FUNBIO, gestor financeiro do recurso.

Conforme consta no edital, a empresa selecionada terá de fornecer autoclave, secadores e peneirão para a pré-limpeza das amêndoas. Além disso, ela terá também de instalar e treinar os coletores para manusearem os equipamentos. Para todo esse processo que envolve compra, instalação e treinamento serão destinados aproximadamente R$ 1 milhão.


--Continua depois da publicidade--

As empresas interessadas em participar do processo devem encaminhar suas propostas até as 18h do próximo dia 30 de agosto para o email:  [email protected], com cópia para [email protected] .

A proposta deve ser encaminhada com o valor do serviço a ser oferecido, em modelo de orçamento a ser assinado e preenchido pelos responsáveis da empresa. O valor deve incluir todas as despesas previstas no edital.

Será selecionada a empresa que apresentar o menor preço global.

Os detalhes de toda a documentação, modelo do orçamento, bem como as especificações dos bens e serviços a serem oferecidos, podem ser acessados AQUI.


--Continua depois da publicidade--

Com os equipamentos, os coletores terão a condição de fazer todo o processo de beneficiamento da Castanha do Brasil que é coletada na floresta, desde a secagem, passando pela desidratação, seleção das amêndoas até a máquina que irá embalar a vácuo as castanhas descascadas para a comercialização no mercado.

Aos poucos, os coletores e as coletoras vão realizando um sonho antigo que surgiu em rodas de conversas pelas florestas de Cotriguaçu. Atualmente, com 39 famílias cadastradas, a ACCPAJ é um caso de sucesso de produção extrativista com sustentabilidade, em uma das regiões da Amazônia mais pressionadas pelo desmatamento baseado na pecuária extensiva e extração de maneira.

Os equipamentos serão instalados no barracão de beneficiamento e armazenamento das castanhas, que foi inaugurado no mês passado. A estrutura, com mais de 800 metros quadrados, foi viabilizada pelo projeto Redes Socioprodutivas, do Instituto Centro de Vida (ICV), que contou com financiamento do Fundo Amazônia – do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).  

O processo de beneficiamento irá aumentar exponencialmente o valor do quilo da castanha, que atualmente é comercializado entre 6 e 8 reais pela associação.

Com o produto industrializado pelos próprios coletores, a amêndoa será comercializada na faixa dos 30 a 50 reais o quilo. Em algumas situações, dependendo da safra, esse valor pode chegar a 150 reais.

 

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Redes sociais

107,335FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,037SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Show Safra 2022
Prefeitura participa de lançamento do Show Safra 2022
setembro 22, 2021
Lucas do Rio Verde
Equipe de karatê de Lucas do Rio Verde conquista segunda colocação em competição nacional
setembro 22, 2021
TOP 4 NACIONAL
Cercado de expectativa, Show Safra 2022 é lançado em Lucas do Rio Verde
setembro 22, 2021
PROCURA-SE
Adolescente residente em Lucas do Rio Verde segue desaparecida: menor que ‘foi localizada’ também havia saído de casa
setembro 22, 2021