A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal retomou o julgamento que envolve dez acusados do chamado Núcleo 3 da trama golpista atribuída ao período do governo Jair Bolsonaro.
Pela manhã, o relator Alexandre de Moraes defendeu a condenação de nove réus e a absolvição do general do Exército Estevam Theophilo.
Os ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino iniciaram a apresentação de seus votos. Com a saída de Luiz Fux para a Segunda Turma, apenas quatro ministros participam da análise.
Se houver maioria pela condenação, o colegiado passará à etapa de definição das penas, conhecida como dosimetria.
O grupo investigado é formado por nove militares do Exército e um policial federal, denunciados por organização criminosa armada, tentativa de abolir violentamente o Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Apontados como integrantes dos chamados “kids pretos”, eles teriam planejado ações para viabilizar um plano golpista, incluindo a intenção de sequestrar e matar o ministro Alexandre de Moraes, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo a Procuradoria Geral da República.
Entre os investigados estão Bernardo Romão Correa Netto, Estevam Theophilo, Fabrício Moreira de Bastos, Hélio Ferreira Lima, Márcio Nunes de Resende Júnior, Rafael Martins de Oliveira, Rodrigo Bezerra de Azevedo, Ronald Ferreira de Araújo Júnior, Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros e Wladimir Matos Soares.


















