31.8 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 30 junho, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO POLÍTICOAL-MTDeputado solicita mudanças no sistema de regulação de pacientes em Mato Grosso

Deputado solicita mudanças no sistema de regulação de pacientes em Mato Grosso

O assunto também foi debatido na segunda-feira (11), em Sorriso, durante uma reunião com líderes comunitários e os vereadores por Sorriso e Nova Ubiratã
Texto por CENÁRIOMT

Demora excessiva, dificuldades logísticas e ineficiência na qualidade dos serviços prestados; esses foram alguns dos apontamentos feitos pelo deputado estadual Xuxu Dal Molin (UB) em relação ao novo sistema de regulação dos pedidos de internações para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) adulto e neonatal nos hospitais que atendem via Sistema Único de Saúde (SUS).

Os apontamentos constam no Ofício 173/2022, protocolado na segunda-feira (11) junto à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) com cópia ao superintendente de regulação, controle e avaliação da pasta, Lissandro da Silva Torres.


--Continua depois da publicidade--

Segundo o deputado, a propositura atende a demandas trazidas por vereadores e secretários municipais de saúde dos municípios que compõem o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires.

Entre as reclamações mais recorrentes, está o longo trajeto percorrido o que, conciliado com as péssimas condições de manutenção da BR-163, compromete o tratamento dos pacientes, em especial àqueles em situação mais crítica.

“Fiquei estarrecido ao ouvir de um vereador que pacientes da nossa região estão sendo transferidos para o Hospital Regional de Cáceres. Se o problema for falta de vagas o governo tem por obrigação ampliar o número de leitos ofertados. O que não podemos admitir é que um paciente em situação crítica atravesse um estado de dimensões continentais como o nosso. Quanto maior a distância percorrida de ambulância, menores são as chances de recuperação deste paciente”, observa Xuxu Dal Molin.

O assunto também foi debatido na segunda-feira (11), em Sorriso, durante uma reunião com líderes comunitários e os vereadores por Sorriso e Nova Ubiratã, respectivamente, Maurício Gomes (PSB) Wellyngton Manoel Miranda Tavares (MDB).

“Por telefone, o deputado [Xuxu Dal Molin] conversou com a secretária de Estado de Saúde Kelluby de Oliveira que garantiu que irá nos receber na quarta-feira (15), em Cuiabá. Esperamos retornar de lá com uma resposta satisfatória”, disse Tavares.


--Continua depois da publicidade--

Descentralização

Em abril deste ano, a Secretaria de Estado de Saúde inaugurou a Central de Vagas 24h do Complexo Regulador Norte, localizado no município de Sinop.

Desde então, a unidade é responsável pela regulação dos pedidos de internações de 36 municípios que compreendem a área de abrangência da macrorregião norte, além de parte da regional centro-norte do estado.

“Reconheço a boa intenção da pasta ao inaugurar o complexo regulador. No entanto, é preciso pontuar que existem falhas e que elas precisam ser sanadas o mais rápido possível”, pontua Dal Molin ao relembrar que, em 2021, apresentou o Projeto de Lei nº 1196/2021 o qual autoriza o governo do estado a firmar parcerias com profissionais da rede privada de saúde para a realização de consultas especializadas, procedimentos cirúrgicos e eventuais internações de pacientes do SUS que aguardam em filas de espera.

“Trata-se de um projeto de extrema importância e que visa, entre outros benefícios, a comodidade dos pacientes da rede pública de saúde. Ao darmos celeridade na realização de cirurgias, estamos reduzindo o índice de ocupação de UTIs. Ou seja, este projeto tem função social e também preventiva”, concluiu o parlamentar.

Aprovado no início deste mês, em segunda votação, o projeto de lei aguarda sanção governamental.

Rebeca Moraes
Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

SEGURANÇA PÚBLICA
Comandante geral da PMMT diz ver Lucas com grande potencial na área de segurança
junho 30, 2022
PRISÃO
Foragido da Justiça é preso em Lucas do Rio Verde
junho 30, 2022
SOLIDARIEDADE
Projeto Cozinhas Solidárias procura cozinheiros sociais em Lucas do Rio Verde
junho 30, 2022
Lucas do Rio Verde
Secretaria de Educação participa da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas
junho 30, 2022