30.7 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 05 agosto, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOAL-MTDeputado acompanha trabalhos de prevenção aos incêndios na região pantaneira

Deputado acompanha trabalhos de prevenção aos incêndios na região pantaneira

Por CENÁRIOMT

A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa está acompanhando in loco as providências adotadas pelo Estado para evitar a ocorrência de novos incêndios no Pantanal, que já estão sendo registrados em Mato Grosso do Sul. O presidente da comissão, deputado Carlos Avallone (PSDB), se reuniu na última quinta-feira (8), em Poconé, com autoridades locais, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), prefeitura, câmara de vereadores e a Associação de Defesa do Pantanal (Adepan) para tratar de questões referentes à prevenção a incêndio.

Entre as pautas levantadas, foi colocada a necessidade de acesso às estradas pantaneiras para facilitar o trabalho das viaturas e equipes do Corpo de Bombeiros. Nesta segunda-feira (12), Avallone conseguiu, junto aos órgãos competentes, novos equipamentos, incluindo mais uma patrol e uma pá-carregadeira para atuar na melhoria das estradas da região pantaneira.  O trabalho preventivo em 2021 tem sido intenso desde o início do ano, proporcionando redução de 84% nos focos de calor no Pantanal em relação a 2020.


--Continua depois da publicidade--

“Estão sendo abertas mais cinco ou seis estradas para permitir o acesso dos caminhões do Corpo de Bombeiros em regiões que eram inacessíveis no ano passado, e poços artesianos na Rodovia Transpantaneira para auxiliar no combate aos incêndios que provavelmente voltarão, como acontece em Mato Grosso do Sul, já que a seca está maior este ano. A comissão está acompanhando todas as providências e ações preventivas, em contato permanente com a Sema, Corpo de Bombeiros, prefeituras e entidades”, explicou Avallone.

Novas unidades

“A instalação, este ano, de duas novas unidades do Corpo de Bombeiros em Santo Antonio de Leverger e Poconé reforçou a estrutura de combate ao fogo e foi fundamental para evitar que esse tipo de ocorrência ganhasse as proporções verificadas em 2020”, disse o comandante do 1º Pelotão Independente de Poconé, segundo-tenente BM Thiago Soares Reis, que participou da reunião com o deputado Avallone. Também participaram o vereador Luis Eduardo Almeida Nunes (Dudu) e o empresário André Turone, presidente da Adepan.

O governo do estado capacitou mais de 400 pessoas só na região do Pantanal, além de investir na formação de brigadas indígenas, militares e municipais, distribuição de cerca de 1.200 abafadores ecológicos e construção de aceiros mecânicos em locais estratégicos como a Rodovia Transpantaneira e Parque Estadual Encontro das Águas. Existem brigadas também em 150 localidades tradicionais do Pantanal (áreas quilombolas e reservas indígenas) e houve a capacitação de 80 pilotos agrícolas de diversas regiões para o uso de aeronaves na aplicação de retardantes na vegetação.


--Continua depois da publicidade--

No dia primeiro de julho, a Sema entregou para uso imediato das equipes 40 veículos locados, sendo 20 para à Superintendência de Fiscalização para o Combate ao Desmatamento Ilegal, e 20 para a fase de resposta comandada pelo Corpo de Bombeiros Militar.  Foram investidos aproximadamente R$ 2,2 milhões por meio de um Termo de Cooperação com a Sema-MT .


Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Lucas do Rio Verde

AGENDA OFICIAL
Escola Tiradentes será inaugurada nesta sexta-feira durante visita do governador Mauro Mendes
agosto 05, 2021
Geral
Entrega de motobombas às comunidades é uma das comemorações de aniversário de Lucas do Rio Verde
agosto 05, 2021
CELEBRAÇÕES
Com corte simbólico de bolo, Lucas do Rio Verde celebra 33 anos
agosto 05, 2021
GOLEOU
Taça Brasil: Grupo Santos sai atrás do marcador, vira e garante vaga na semifinal
agosto 05, 2021