Semifinalistas da Taça Rio serão definidos na quarta e quinta-feiras

Cinco equipes brigarão pelas duas vagas da próxima fase do Estadual

0
Futebol
Por Pixabay

 

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) divulgou as datas e locais dos jogos da quinta rodada da Taça Rio, a última do segundo turno do Campeonato Estadual. Por meio de nota oficial, a entidade informou que as equipes do Grupo A jogarão na próxima quarta-feira (1º de julho), e as do Grupo B na quinta (2). Com exceção da partida Macaé x Fluminense, que se enfrentarão no estádio Elcyr Resende, em Bacaxá, na cidade de Saquarema (RJ), todos os demais jogos já definidos pela Ferj serão realizados na capital fluminense.

O que está em disputa?

Cinco equipes disputam duas vagas na semifinal da Taça Rio (segundo turno do Estadual). No Grupo A o Botafogo tem a mesma pontuação do Boavista, ambos possuem sete. A equipe alvinegra leva vantagem no critério de desempate de gols marcados: tem nove e o Boavista cinco. Na última rodada uma vitória por um placar mais amplo pode definir quem avança. O Flamengo com 12 pontos na tabela já está garantido na próxima fase.

Pelo Grupo B somente o Fluminense está matematicamente classificado e outros três são concorrentes: Volta Redonda (sete pontos), Madureira (seis) e Vasco (cinco). Deste trio somente o Volta Redonda depende apenas do seu próprio resultado para se classificar à  semifinal, bastando vencer o rival Resende.

Os outros concorrente à última vaga estão envolvidos no confronto entre Vasco e Madureira, que deverão torcer contra o Volta Rendoda, clube da região Sul Fluminense, e fazer a sua parte. Vamos às possibilidades.

Vasco classificado

Se o Volta Redonda perder, basta o Vasco vencer. Se o Volta Redonda empatar, o Vasco terá de vencer por quatro gols de diferença.

Madureira classificado

Se o Volta Redonda perder, basta o Madureira vencer. Se o Voltaço perder de goleada, bastará o empate ao Madureira. O tricolor suburbano tem menos dois de saldo de gols, enquanto o Volta Redonda tem três.

Além disso, está em jogo a liderança da classificação geral do Campeonato Estadual. A disputa está entre Fla e Flu: os rubro-negros possuem 25 pontos e os tricolores 24. Esta conclusão pode envolver o campeão da competição.

De acordo com o regulamento do Campeonato Carioca, o clube que conquistar os dois turnos e alcançar a primeira colocação na classificação geral se sagra campeão, sem a necessidade de disputar as finais. O Flamengo já faturou a Taça Guanabara (primeiro turno) e tem chances de conquistar a Taça Rio. Se a equipe do técnico Jorge Jesus também se sagrar campeão do segundo turno, e o Fluminense garantir a primeira posição da classificação geral, as duas equipes disputarão o título do Campeonato Carioca.


Amazonia 03 de Junho