11 milhões de toneladas são exportadas ao país asiático ao ano; Expectativa é colher 32 milhões de toneladas de soja no estado.


Principal comprador da soja produzida em Mato Grosso, a China importa 61,1% de todo o grão do estado. Nesta safra, o país asiático adquiriu mais de 11 mil toneladas da oleaginosa colhida no estado, segundo levantamento feito pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Na sequência da lista de compradores de soja do estado está a Espanha com pouco mais de um milhão de toneladas. Na terceira colocação aparece a Holanda, com 900 toneladas de soja.

--
-Continua depois da publicidade ©-
--

Mato Grosso também exporta para a Malásia, Tailândia, Reino Unido, Noruega e outros. No total, foram exportadas quase 19 mil toneladas de soja.

Ainda segundo o Imea, até o final de setembro, o estado comercializou 96,85% da safra 18/19. Isso representa um avanço de 1,92 percentual mensal.


-Continua depois da publicidade ©-

Já para a safra 19/20, que está em fase de plantio, o volume total negociado até outubro representa 36,03% da produção estimada.

O preço médio da safra anterior foi R$ 74,06, nesta safra, até o momento, o preço tem atingido o patamar de R$ 69,39 por saca.

Plantio da soja inicia em ritmo lento em Lucas do Rio Verde