Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A senadora juíza Selma (Podemos-MT) manifestou-se no início desta tarde em defesa da regularização de garimpos. “Defendo a regularização da atividade garimpeira em Mato Grosso, mas, acima de tudo, acredito que precisamos elaborar políticas públicas mais amplas para abordar a responsabilidade, o conhecimento e a conscientização das pessoas que vivem desse tipo de trabalho”, comentou.

O comentário da parlamentar tem relação com a operação deflagrada nesta manhã pela Polícia Federal para cessar as atividades de um garimpo ilegal no município de Aripuanã, no noroeste do Estado, acusado de cometer crimes ambientais e de provocar um aumento da violência da região.


Continua depois da publicidade-pix


“Todo tipo de ação ilegal deve ser combatido e o trabalhador merece ter condições dignas para exercer sua função também. Na atividade ilegal, o garimpeiro não consegue se integrar ao mercado formal e isso traz uma série de dificuldades para ele”, destacou.

A lavra de mineração, atualmente, precisa da autorização da União para ser concedida e da licença ambiental do poder estadual para funcionar.

-Continua depois da publicidade ©-




-Patrocinador-