24.9 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 04 agosto, 2021
InícioSAÚDEUm simples beijo no rosto pode matar seu bebê

Um simples beijo no rosto pode matar seu bebê

Por Meio Norte-RepórterMT

É quase impossível não sentir vontade de beijar um bebê ou querer ficar sentindo o seu cheirinho. No entanto, o hábito pode ser um risco para a saúde desses seres tão indefesos, ainda mais dos recém-nascidos.

Muitos reclamam que possa ser excesso de cuidado e até “frescura”, porém, o hábito deve ser evitado para que o bebê não tenha contato com o vírus do herpes e possa desenvolver problemas graves.


--Continua depois da publicidade--

Apesar de ser considerado raro, os recém-nascidos, ao receberem um beijo no rosto, podem desenvolver herpes e ter complicações graves como problemas neurológicos permanentes ou duradouros. E o vírus pode até mesmo levar à morte.

A influenciadora digital Dany Santos, dona da página “Amor de Mãe”, no Facebook, fez uma alerta após sua filha de 7 meses desenvolver herpes e apresentar os sintomas na face.

Os pediatras afirmam que os pais devem, sim, pedir para familiares e amigos não beijarem seus filhos recém-nascidos. O hábito de beijar no rosto ou nas mãozinhas pode ser uma porta de entrada para o herpes.

Além do herpes, outras doenças podem também ser prejudiciais a saúde do bebê, como o impetigo (infecção bacteriana da superfície da pele, altamente contagiosa) e acne neonatal.


--Continua depois da publicidade--

 Estima-se que 80% da população é portadora do vírus herpes, e é mais comum transmiti-lo quando o adulto portador possui as “feridas” na região da boca, que são comuns da doença. Mas, mesmo sendo raro, pessoas sem nenhum sintoma ou nenhuma ferida também podem transmitir. 

Nos primeiros meses de vida, o recém-nascido não possui o sistema imunológico completamente formado e não consegue combater o vírus, o que pode gerar sérias consequências. A recomendação é que um bebê só deve sair de casa após 60 dias quando tomar todas as vacinas.

As visitas podem até segurar o bebê, mas seguindo as recomendações de não beijá-los e usar sempre o álcool em gel e lavar as mãos.


Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Lucas do Rio Verde

AGOSTO LILÁS
Em Lucas: Titular da delegacia da Mulher de Cuiabá fala sobre prevenção de feminicídios
agosto 04, 2021
33 anos
Aniversário de Lucas do Rio Verde terá culto ecumênico e apresentações nesta quinta-feira
agosto 04, 2021
Lucas do Rio Verde
Servidores do Saae e da Secretaria de Infraestrutura e Obras são homenageados em ato solene
agosto 04, 2021
CAPITAL E INTERIOR
PM captura oito foragidos da justiça em Lucas do Rio Verde e mais quatro cidades
agosto 04, 2021