32.5 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 20 junho, 2021
InícioVARIEDADESRegião serrana permanece em estágio de atenção depois de chuvas no Rio

Região serrana permanece em estágio de atenção depois de chuvas no Rio

Por Jéssica Antunes* - Estagiária da Agência Brasil Rio de Janeiro

As chuvas intensas que atingiram o Rio de Janeiro ontem (20) provocaram alagamentos e deslizamentos em diversos municípios. Na capital fluminense, bolsões d’água causaram problemas no trânsito em vários pontos. Já na região serrana, uma das mais afetadas, as cidades de Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis permanecem em estágio de atenção ainda hoje (21), em razão da previsão de continuidade das chuvas.

Em Petrópolis, as chuvas alcançaram o volume de 196 milímetros (mm) em 96 horas. A Defesa Civil registrou sete ocorrências nesta terça-feira e duas residências foram interditadas preventivamente após terem sido atingidas por deslizamentos de terra; sete moradores foram orientados a permanecer em casas de parentes. Quedas de barreiras e de uma árvore também foram registradas na cidade.


--Continua depois da publicidade--

Em Nova Friburgo, houve um deslizamento que não deixou vítimas. A Defesa Civil ainda não identificou se o incidente foi causado por razões naturais ou se por intervenção humana. Em Teresópolis, um buraco se abriu em via pública no bairro Agriões, mas a Secretaria de Serviços Públicos já trabalha para reparar o dano.

Macaé

O município de Macaé faz o monitoramento da região por meio do gabinete de crise, montado pela prefeitura no último dia 8, a partir de um decreto de Situação de Emergência. O documento, emitido quando a cidade decretou estado de calamidade, tem o objetivo de adotar medidas de emergência para solução dos problemas causados pelas chuvas.

Desta vez, a Defesa Civil registrou pontos de alagamentos em alguns bairros e o canal do Capote, na Linha Verde, transbordou na manhã de ontem, quando a cidade registrou 41,4 mm de chuva na área central e 37mm na região serrana. Segundo a prefeitura, o trânsito não foi afetado.

A prefeitura informa que os bairros Nova Esperança, Malvinas, Ilha Leocádia, Águas Maravilhosas e Ajuda de Baixo são as áreas mais sensíveis do município por serem próximas a rios e canais e abrigarem populações ribeirinhas.


--Continua depois da publicidade--

Capital

Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, hoje o tempo permanecerá instável devido aos ventos em altitude e a umidade. O céu deve permanecer de encoberto a nublado, com possibilidade de chuva fraca a qualquer hora do dia. A máxima prevista é 26°C e a mínima de 16°C.

A Marinha do Brasil emitiu um comunicado sobre o período de ressaca do mar, alertando sobre ondas de 2,5 metros de altura que podem atingir a orla do Rio até as 16h de hoje. A recomendação é que a população evite banho e prática de esporte no mar, bem como a permanência em mirantes e na orla.

*Estagiária sob supervisão de Vitor Abdala
Edição: Valéria Aguiar


- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

IMPORTUNAÇÃO SEXUAL
Passageiro de Lucas do Rio Verde ‘passa mão’ em idosa durante viagem de ônibus
junho 20, 2021
Lucas do Rio Verde
Agentes de Saúde e Atenção Básica recebem capacitação em Lucas do Rio Verde
junho 19, 2021