20.3 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 18 abril, 2021
InícioSAÚDECarnivac-Cov: Rússia aprova 1ª vacina contra Covid-19 para animais

Carnivac-Cov: Rússia aprova 1ª vacina contra Covid-19 para animais

Por METRÓPOLES

A agência reguladora russa Rosselkhoznadzor anunciou, nesta quarta-feira (31/3), a aprovação de uma vacina contra a Covid-19 voltada para animais. O imunizante Carnivac-Cov demonstrou eficácia em gatos, cachorros, raposas, visons e outros animais e será o primeiro medicamento deste tipo fabricado no mundo.

A vacina funciona a partir da tecnologia de vírus inativado e, de acordo com o órgão regulador, será eficaz também contra as variantes do Sars-CoV-2. Segundo o comunicado, a vacina é destinada a animais carnívoros.


--Continua depois da publicidade--

Konstantin Savenkov, vice-chefe da agência reguladora russa, afirmou que os resultados dos testes clínicos demonstraram que a vacina é “inofensiva e altamente imunogênica, pois os anticorpos para o coronavírus foram desenvolvidos em 100% dos casos”.

Estima-se que, até o momento, a Rússia já tenha registrado dois casos de Covid-19 em gatos. Não foram detectados casos da doença entre outros tipos de animais.

Coronavírus em animais

Embora ainda sejam raros, já há registros de casos de Covid-19 em animais. Em novembro de 2020, o governo da Dinamarca chegou a anunciar que sacrificaria 17 milhões de visons após testes detectarem que os animais estavam infectados com uma mutação do Sars-CoV-2.


--Continua depois da publicidade--

A decisão foi tomada após 214 pacientes se infectarem com a mutação do coronavírus provocada por estes bichos. Após grande pressão política e popular, contudo, as autoridades do país suspenderem a ordem.

Em julho de 2020, o Reino Unido registrou o 1º caso no país de um gato que pegou Covid-19 dos donos. O animal chegou a apresentar sintomas da doença, como corrimento nasal e falta de ar.

No Brasil, o primeiro animal a testar positivo para a doença também foi uma gata, em outubro do ano passado. O caso foi descoberto por cientistas da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, após exames do tipo RT-PCR confirmarem a Covid-19 nos tutores do bicho e, em seguida, na gata.


Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

pandemia
Com 16 pacientes em UTIs, Lucas do Rio Verde continua com Risco Muito Alto para a Covid-19
abril 17, 2021
Mato Grosso
Mato Grosso sobe no ranking da mineração no Brasil
abril 17, 2021