Tem queda de cabelo? Estes são sinais que indicam falta de vitaminas

Fonte: CENÁRIOMT

Tem queda de cabelo? Estes são sinais que indicam falta de vitaminas
Tem queda de cabelo? Estes são sinais que indicam falta de vitaminas FOTO:PIXABAY

A queda de cabelo pode se tornar um verdadeiro pesadelo para algumas pessoas, pois mexe diretamente com a auto estima delas.

Dietas balanceadas, ricas em frutas e vegetais com a presença de todos os grupos de alimentos, ajudam a manter uma boa saúde.

Quando isso não é alcançado, o corpo pode ser deficiente em certas vitaminas essenciais. 

Abaixo você pode rever quais são os sinais que seu corpo dá quando você não tem vitaminas. 

[Continua depois da Publicidade]

Queda de cabelo

Embora a alopecia e a calvície possam ser doenças hereditárias, a perda de cabelo também pode significar perda de cabelo precoce.

Biotina (vitamina B7), niacina (vitamina B3), zinco, ferro e ácido linoleico são algumas das vitaminas e minerais que estariam associados.

Cabelos e unhas fracos

A biotina , conhecida como vitamina B7, é o que permite converter alimentos em energia. É muito difícil uma pessoa ter essa deficiência, mas quando isso ocorre, a fraqueza das unhas e cabelos é a manifestação mais evidente.

Em outros casos, pode causar fadiga crônica, dores musculares, cãibras, além de formigamento nas mãos e nos pés. 

Feridas no canto da boca

As feridas nos cantos da boca podem ser causadas por uma deficiência de ferro ou das diferentes vitaminas do complexo B.

Sangue nas gengivas

A deficiência de vitamina C , um antioxidante relevante para a cicatrização de feridas, pode levar ao sangramento das gengivas ou até mesmo à perda dos dentes. 

Também pode causar fadiga muscular, ossos fracos, um sistema imunológico suprimido e letargia.

Caspa ou manchas secas na pele

Quando a produção de gorduras na pele é alterada, você pode acabar com condições associadas à dermatite seborreica.

Isso causa coceira, irritação e descamação da pele, podendo aparecer no couro cabeludo, rosto, tórax, axilas e virilha.

Esta condição é bastante comum e seria causada principalmente por uma dieta deficiente em zinco, niacina, riboflavina (vitamina B2) e piridoxina (vitamina B6).

[Continua depois da Publicidade]

Saliências vermelhas ou brancas na pele

Em pessoas com baixa vitamina A e C , uma condição conhecida como queratose pilar pode se desenvolver. Essa condição produz manchas de pele que parecem secas, mas têm inchaços brancos ou vermelhos. 

Esses pequenos inchaços são células mortas que obstruem os folículos e são mais frequentemente vistos nos antebraços, coxas, bochechas e nádegas.

Síndrome das pernas inquietas 

Esta doença afeta os nervos e causa uma sensação de desconforto ou desconforto nas pernas, juntamente com o desejo incontrolável de movê-las. 

Nem todas as pessoas que movem as pernas quando estão sentadas são diagnosticadas com essa condição. Quando essa sensação causa problemas para dormir, é o sinal chave para identificá-la. 

Embora as causas da síndrome não sejam conhecidas, seu diagnóstico estaria relacionado a deficiências de ferro. De fato, o consumo desse mineral pode ajudar a melhorar os sintomas de quem sofre com eles.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

 

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).