Proteínas no jantar, sim ou não?

Fonte: CENÁRIOMT

Proteínas no jantar, sim ou não?
Proteínas no jantar, sim ou não? FOTO:PIXABAY

Partimos de uma pergunta muito direta: devo comer proteínas no jantar? Especialistas insistem na importância de escolher alimentos com proteína de boa qualidade, preferencialmente carnes brancas, peixes e ovos.

É conveniente incluir proteínas numa das refeições do dia, pois isso significa que conseguimos consumir as proteínas necessárias, procurando sempre proteínas de boa qualidade, de preferência carnes brancas, peixes e ovos.

E é que detalha que as proteínas nos fornecem elementos estruturais do organismo. 

Proteínas e aumento do metabolismo

Em relação à ingestão de qual é a última refeição do dia, perguntamos também à nutricionista se existe relação entre o consumo de proteínas antes de dormir e o aumento do metabolismo basal . 

[Continua depois da Publicidade]

E confirma que é assim: “A relação é direta. As proteínas requerem mais energia para serem digeridas do que carboidratos ou gorduras e, portanto, o consumo de proteínas aumenta nosso metabolismo basal. Mas é que, além disso, se tivermos proteína suficiente, manteremos, junto com o exercício, um bom estado de massa muscular e isso faz com que nosso metabolismo basal permaneça alto.

Como eles influenciam a perda de peso

Até o consumo de proteínas pode nos ajudar a perder peso? O perito confirma que assim é, por várias razões:

  • A primeira é que eles fazem parte de enzimas necessárias para que o metabolismo funcione corretamente, e um metabolismo que funciona corretamente gasta energia.
  • Além disso, digerir proteína usa mais energia do que digerir outros macronutrientes.
  • E, finalmente, a digestão das proteínas nos proporciona saciedade, o que é essencial na hora de perder peso. Também influencia os hormônios da fome e da saciedade que temos no cérebro, produzindo aquela sensação de saciedade que é o que buscamos quando fazemos uma dieta para emagrecer.

Alimentos que fornecem proteína (qualidade)

Com base em tudo isso, consideramos quais alimentos que nos fornecem proteínas devemos incluir no jantar. E, com a ajuda do nutricionista, podemos resumi-los da seguinte forma:

  • Devem ser aquelas proteínas magras e saudáveis, ou seja, em primeiro lugar, os peixes , não só pelas proteínas, mas porque também contêm ácidos gordos Ómega-3 que são muito importantes, para dar estabilidade às células e porque são envolvidos em muitos processos corporais importantes.
  • Também podemos incluir carnes magras , como frango ou peru. Este último também contém altos níveis de triptofano, que, como os produtos lácteos, nos ajuda a começar a adormecer corretamente.
  • Também podemos incluir leguminosas se gostarmos delas no jantar , porque, como explica María del Mar Silva, não há razão para que as leguminosas não possam ser servidas ao jantar. No caso de dietas vegetarianas ou veganas, é obrigatória a introdução de leguminosas pelo menos uma vez ao dia como base da alimentação.
  • E também podemos incluir alguns laticínios , se quisermos, eles têm menos proteína, mas ainda são proteínas de alta qualidade e podem ser incluídos no jantar. No caso dos laticínios, buscaremos também aqueles que proporcionam maior digestibilidade, como iogurte e kefir, que também são alimentos probióticos que melhoram a microbiota intestinal.

Chaves para um jantar saudável

Para fazer um jantar que podemos descrever como saudável , a especialista dá-nos o seu conselho. É conveniente incorporar legumes na forma de saladas ou, agora que o frio está chegando, podemos ter cremes, sopas de legumes, legumes grelhados, legumes assados, feitos na fritadeira… Também faz parte das proteínas. 

Nada acontece porque um dia queremos incorporar alguns frios magros, como peru ou presunto, mas devemos escolher proteínas menos processadas, como um peixe, branco ou azul, ou um filé de peru ou frango, mesmo assado, ou incluir ovos em preparações simples e com baixo teor de gordura, como tortilhas ou ovos mexidos, nos quais podemos incorporar vegetais, como cogumelos ou aspargos . E de sobremesa, se quisermos, ou fruta ou iogurte.

E conclui com uma recomendação: a chave para um jantar saudável também é que seja feito cedo, que tentemos jantar pelo menos duas horas antes de dormir para facilitar o sono e para que o processo de digestão já esteja bem avançado. não temos refluxo ou problemas de digestão lenta que podem ocorrer se formos dormir logo após o jantar. 

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).