Por que fico com a barriga inchada?

Existem várias causas que causam distensão ou inchaço abdominal. Alguns são até sérios. Se associar a outros sintomas, vá ao médico

Fonte: CENÁRIOMT

Por que fico com a barriga inchada?
Por que fico com a barriga inchada? FOTO:PIXABAY

Se você é daquelas pessoas que fica com a barriga inchada à tarde e, sobretudo, depois de comer, sabe como é chato . Você tem que desfazer as calças, você foge de roupas apertadas e pode até sentir dor. 

A distensão abdominal , que é o que os médicos chamam de barriga inchada , é um verdadeiro incômodo para muitos de nós. E não só isso.

 Você tem que ter cuidado porque também pode ser devido a um problema de saúde, pois nem sempre é devido a gases. 

A redação do CenárioMT explica quais são as causas e como você pode evitar que sua barriga inche todos os dias. 

[Continua depois da Publicidade]

Causas da barriga inchada

Na maioria dos casos, os culpados são os gases . Um acúmulo de gás no intestino grosso ou cólon faz com que ele inche e o abdome se distende, causando essa sensação desconfortável. Mas a questão é por que acumulamos gases na barriga?

Existem diferentes razões, mas a fundamental é a dieta e a forma como comemos . Por exemplo, “comendo rápido e mal, a comida mal é mastigada. Isso faz com que muito ar seja engolido, o que acaba virando gás no cólon”, diz a Dra. Marina Bernal, diretora médica da Cigna.

O tipo de alimentação também influencia. Na verdade, existem pessoas que sofrem de intolerâncias alimentares ou alergias que podem danificar o sistema digestivo e causar distensão abdominal . Este é o caso da doença celíaca ou da sensibilidade ao glúten, bem como da intolerância à lactose.

Por outro lado, a má digestão, que no final pode levar a flatulência, inchaço e retenção de líquidos, pode ser devido à deficiência de algumas enzimas responsáveis ​​​​pela digestão de gorduras, carboidratos ou proteínas.

Da mesma forma, problemas intestinais, como síndrome do intestino irritável ou doença de Crohn, são outras causas que podem levar a uma barriga inchada. “O ideal é que o médico faça o diagnóstico, principalmente se o inchaço for acompanhado de dor ou alteração do ritmo intestinal, por exemplo, diarreia”, aconselha o especialista. O especialista irá analisar o histórico do paciente, realizar um exame físico e analítico e, provavelmente, solicitar uma endoscopia ou colonoscopia. São exames desconfortáveis, mas, atualmente, na maioria dos centros, são realizados com sedação, em regime ambulatorial, e a recuperação é rápida. 

Pode ser câncer?

Finalmente, existem doenças mais graves, como câncer do sistema digestivo (pâncreas, estômago, cólon) que também podem causar esse problema. No entanto, “nestes casos geralmente são acompanhados de outros sintomas como sangue nas fezes, perda de peso sem causa específica, falta de apetite, sensação de saciedade, entre outros”, diz a Dra. Marina Bernal, da Cigna.

A barriga inchada também está associada a problemas ginecológicos , como miomas ou outros tumores benignos. Mesmo o câncer de ovário pode se manifestar com esse sintoma. Nesse caso, o inchaço seria persistente, ou seja, não diminuiria ao longo do dia e poderia vir acompanhado de sensação de plenitude e dor abdominal. Na dúvida, consulte sempre um médico.

Como evitar a barriga inchada

  • Coma devagar. É essencial que o processo de digestão comece na boca, com mastigação e salivação. Se você engole sua comida, você força seu estômago a fazer um trabalho que não deveria fazer, menos saliva é secretada e a digestão demora mais.
  • não encha A comunicação entre o cérebro e o estômago é mais lenta do que você pensava. Ou seja, você não notará que está cheio até 20 minutos depois de engolir a última mordida. Portanto, o melhor a fazer é terminar de comer quando ainda sentir um pouco de fome. Você verá como depois de um tempo você se sentirá saciado.
  • Evite falar durante as refeições. Você engole muito ar quando faz isso, e isso se transformará em gás em seus intestinos, fazendo com que você inche mais.
  • Bebe água. A hidratação é essencial para evitar a barriga inchada e a retenção de líquidos. Embora você pense que se estiver inchado, a água vai piorar, acontece o contrário. Se você não beber, seu corpo reterá o máximo de líquido possível como mecanismo de sobrevivência. Você deve beber pelo menos dois litros e meio de água por dia.
  • Ir em frente. Ao fazê-lo, o trânsito intestinal é mobilizado, os líquidos são eliminados e o inchaço diminui. Caminhar para casa depois do trabalho pode ajudá-lo a se sentir menos inchado.
  • Cuidado com a fibra.  A fibra é necessária, mas é preciso tomá-la na medida certa. Não mais que 30 gramas por dia. Se mais for ingerido, distúrbios digestivos, diarreia e barriga inchada podem aparecer porque a fibra não é digerida e pode se acumular.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Avatar de Rebeca Moraes
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).