O que acontece com o meu corpo quando tomo sorvete?

Fonte: CENÁRIOMT

O que acontece com o meu corpo quando tomo um sorvete?
O que acontece com o meu corpo quando tomo um sorvete? FOTO: PIXABAY

É a sobremesa do verão, mas será que sabe tudo sobre o sorvete? Refresque-se com estas e outras curiosidades sobre o gelado que lembra a eterna pergunta: ‘É fruta ou chocolate?’

O sorvete tem triptofano, um aminoácido que, segundo uma investigação do Centro Médico da Universidade de Maryland (EUA), acalma e reduz a agressividade.

Aprenda uma receita: Sorvete caseiro bem simples para sua tarde

Resultado? Uma sensação de bem-estar que fica gravada no cérebro, mais concretamente na zona do hipocampo. É assim que se explica o facto de sentir que ganha água na boca quando vê um sorvete (mesmo que nem tenha vontade de comer).

[Continua depois da Publicidade]

Com a cabeça fria

Sente que depois das primeiras lambidelas acaba com uma dor de cabeça? A Universidade de McMaster (Canadá) descobriu que tal se deve ao facto de o gelado (muito frio), quando entra em contato com o paladar, dilatar os vasos sanguíneos do cérebro.

Este processo pode causar dor de cabeça ou a típica sensação de “cérebro congelado”. Solução: Não seja ansiosa e desfrute do gelado lentamente. Caso sinta que este entrou em contato com o céu-da-boca, acaricie-o com a língua até que suba de temperatura.

Cuidado… é viciante!

Segundo a revista Plos One, a pizza está no topo da lista dos 25 alimentos mais viciantes. No entanto, adivinhe qual ocupa o quinto lugar, atrás do chocolate, batatas fritas e bolachas de chocolate. O protagonista deste artigo, claro!

Sim, também tem benefícios

Os que são feitos à base de leite e iogurte têm cálcio, logo ajudam a fortalecer os ossos. Se, além disso, forem artesanais terão um menor conteúdo de gordura. Assim, se o que pretende é sentir-se refrescada ao mesmo tempo que mantém uma rotina alimentar equilibrada, a melhor opção são os gelados de água misturada com sumos naturais.

Um estudo, realizado pelo Instituto de Psiquiatria de Londres aos consumidores europeus de gelados, revelou que 71% considera que comer gelados é divertido e 63,2% (quase dois em cada três inquiridos) considera que este doce refrescante é ótimo para criar relações sociais. Que tal combinar ir comer um gelado com aquele amigo?

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.