Como funciona a dieta sirt? Nesta dieta pode beber vinho e comer chocolate

Fonte: CENÁRIOMT

Como funciona a sirtfood? Nesta dieta pode beber vinho e comer chocolate
FOTO:PIXABAY

Como funciona a dieta sirt? Quando falamos em dieta pensamos logo naqueles alimentos chatos para o nosso paladar guloso. Mas existe uma que realmente parece ser um sonho para todos que precisam entrar em forma sem abrir mão do sabor.

Criada em 2016 por dois nutricionistas ingleses, ela ganhou fama por incluir vinho tinto e chocolate amargo no dia a dia.

Leia mais: Emagrecer 10 kg em 30 dias? Com a dieta cetogênica é possível

O emagrecimento ficaria por conta dos alimentos ricos em polifenóis, substâncias que ativam as enzimas sirtuínas no organismo. O CenárioMT tira as suas dúvidas sobre essa maravilha.

[Continua depois da Publicidade]

Uma maçã por dia traz saúde e alegria!

Qualquer dieta que emagreça enquanto bebemos um copo de vinho e devoramos um quadrado de chocolate merece a nossa atenção. E o nosso ceticismo. Considerada a bíblia alimentar de 2016, a dieta sirt conta as maravilhas de um gene magro, descoberto em 2003.

Quando ativa, a sirtuína (decore este nome) queima gorduras, cria músculo e rejuvenesce as células. Como ligar o ON? Aidan Goggins e Glen Matten, dois especialistas em Nutrição, investigaram e criaram esta dieta. Já com água na boca? Espere pelo prato principal…

Saiba mais sobre essa maravilha

Os sirts são um recém-descoberto grupo de alimentos. São particularmente ricos em nutrientes especiais que, quando consumidos, conseguem ativar no nosso corpo os mesmos genes magros que as dietas de jejum. Estes genes são conhecidos como sirtuínas, explicam os autores do livro A dieta Sirt, Aidan Goggins e Glen Matten.

E quais os seus efeitos? Estudos recentes têm revelado que as sirtuínas ajudam a regular o metabolismo, favorecendo o aumento da massa magra e a redução de gordura corporal.

O resveratrol, por exemplo, conhecido composto antioxidante presente nas uvas e, portanto no vinho, é um ativador natural das sirtuínas. A dieta sirtfood não é mais do que uma dieta que inclui alimentos vegetais que contêm este e outros compostos antioxidantes.

Mas não vá já buscar a garrafa de vinho. No top 20 dos sirts estão também a malagueta, o trigo-sarraceno, as alcaparras, o aipo, o cacau, o café, o azeite virgem extra, chá verde (especialmente a variedade Matcha), a couve-galega, o levístico, as tâmaras Medjool, a salsa, a chicória roxa, a cebola roxa, a rúcula, a soja, os morangos, o açafrão e as nozes.

Hello from the other side!

E quanto aos efeitos antienvelhecimento tão apregoados? Para a nutricionista Helga Teixeira, os estudos existentes acerca da dieta sirtfood ainda não são suficientes. “No entanto, sabe-se que populações cuja alimentação inclui alimentos sirts, como é o caso da mediterrânica e asiática, têm um envelhecimento mais saudável”.

A especialista adianta ainda que “enquanto não há evidências suficientemente fortes para fazer uma dieta à base de sirts, pode-se tentar incluir alguns alimentos sirts na nossa alimentação, mas também outros alimentos ricos em antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras, assim como em proteínas, hidratos de carbono e gorduras de boa qualidade, de forma a potenciar os efeitos sinérgicos destes nutrientes na promoção da nossa saúde”.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.