Insuficiência cardíaca: 5 alimentos que mais prejudicariam o coração

Fonte: CENÁRIOMT

Insuficiência cardíaca: 5 alimentos que mais prejudicariam o coração
Insuficiência cardíaca: 5 alimentos que mais prejudicariam o coração FOTO:PIXABAY

A insuficiência cardíaca é um problema de saúde crônico que ocorre quando o coração não consegue bombear sangue com eficiência suficiente para suprir todo o corpo. 

Na maioria dos casos, a condição aparece quando os músculos do coração ficam fracos ou rígidos, de acordo com o Serviço de Saúde Britânico .

Certas doenças, como hipertensão , doenças coronárias, arritmias e problemas congênitos, podem levar a essa falha.

Isso também pode te interessar: Seu coração foi partido? Dicas úteis para superar a saudade e recuperar a saúde

[Continua depois da Publicidade]

Embora qualquer pessoa com problema cardíaco deva consultar um cardiologista sobre as alternativas de tratamento e o protocolo a seguir para cada paciente, existem alguns alimentos que não contribuem para a saúde do coração.

Carnes processadas podem causar insuficiência cardíaca

O alto percentual de sódio e gorduras saturadas pode aumentar sua pressão arterial, além de ser um fator de risco para uma série de doenças cardíacas , explicou a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) .

Lacticínios

Os laticínios podem ser uma ótima fonte de nutrientes para sua dieta, graças às vitaminas, minerais e proteínas que contém. Mas para que seja uma verdadeira contribuição, você deve ter muita consciência com a variedade que escolher.

É que eles podem ser produtos com alto teor de gordura que têm sido associados a problemas cardíacos. Embora diferentes estudos mostrem resultados conflitantes, alguns dizem que causam danos e outros indicam que podem trazer benefícios, os especialistas recomendam a preferência por variedades com baixo teor de gordura.

“(Laticínios com baixo teor de gordura) têm um benefício claro se você tem colesterol alto. Versões com baixo teor de gordura de leite simples, queijo e iogurte também têm menos energia (calorias), então podem ser úteis se você estiver tentando controlar seu peso”, explicou  Tracy Parker , nutricionista da British Heart Foundation.

Comidas fritas

Podemos pensar que “um de vez em quando” não causa tanto dano, mas a realidade é bem diferente. De acordo com uma meta- análise realizada em 2021, cada 114 gramas extras de frituras que uma pessoa serve pode aumentar o risco de problemas cardíacos em 3%.

Muito líquido

Beber bastante líquido ao longo do dia pode ajudar a prevenir uma série de problemas médicos, incluindo insuficiência cardíaca, mas muito líquido quando você já tem uma condição pré-existente pode piorar sua situação.

Dependendo do diagnóstico que você tem, os médicos podem prescrever a limitação das porções de líquidos que você consome no dia, pois em excesso podem promover inflamação, ganho de peso ou falta de ar.

Álcool

Alguns cientistas dizem que, desde que seja uma ingestão limitada, o álcool não é tão ruim, enquanto outros indicam que nunca deve ser consumido.

Especificamente, para o coração, existem certas condições que podem ser causadas diretamente por esta bebida. A cardiomiopatia alcoólica ocorre devido ao enfraquecimento do músculo cardíaco, que se torna incapaz de bombear sangue para o corpo, e geralmente está associado ao abuso de álcool a longo prazo. 

[Continua depois da Publicidade]

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).