Especialista aponta seis princípios básicos para tirar clínicas de estética do vermelho

Fonte: MF Press Global

Gustavo Medeiros 2

A crise gerada pela pandemia atingiu em cheio algumas empresas do mercado brasileiro. Com o crescimento de franqueadoras de clínicas estéticas no país, parte delas estão enfrentando dificuldades, sobretudo pela falta de suporte por parte das próprias franquias.

O empresário Gustavo Medeiros, formado em Administração pela Faculdade Estácio de Florianópolis e com mais de 18 anos de experiência de mercado, sobretudo em gestão de marketing, estratégica e comercial, elencou seis pontos que inicialmente precisam ser observados por quem busca retomar o capital de sua empresa.

Com frequentes consultorias e treinamentos, Gustavo vem se destacando como um diferencial na área.

“A primeira coisa é fazer um diagnóstico. Um mapeamento. Os empresários clínicos precisam primeiramente parar de negligenciar e otimizar alguns fatores: domínio pessoal, cultura de resultado, liderança forte, gestão, finanças e a tração, que é o pé no acelerador, o ritmo da empresa”, pontuou.

[Continua depois da Publicidade]

Corroborando os argumentos, Gustavo exemplificou que o importante é ter a noção real do problema. “Estamos no vermelho? Sim. Então vamos detectar o principal problema, que geralmente é o financeiro e ir matando esse ‘monstro’ pouco a pouco”, completou.

Ainda conforme o especialista, que já conseguiu nortear a recuperação de mais de 300 empresas, esse mapeamento de problemas e soluções é possível em todas as situações.

“É preciso entender que primeiro a empresa quebra na cabeça do proprietário. Depois é que ela quebra de fato. É semelhante a uma doença. Ela começa em uma parte do corpo e pode se espalhar”, argumentou.

Outro ponto traçado pelo administrador como primordial é onde está o maior peso desse empresário. O que está roubando mais energia dele?

“Geralmente essas pessoas devem muito. Então elas não conseguem nem dormir e consequentemente pensar direito sobre o problema. É preciso identificar esses gargalos para ir solucionando e dando fôlego a essas pessoas”, finalizou.

Sobre Gustavo Medeiros

Gustavo Medeiros é formado em Administração pela Faculdade Estácio de Florianópolis e Master em Programação Neurolinguística (PNL), com experiência de 18 anos no comércio varejista, passando pelas gestões de marketing, estratégica e comercial. Também é especialista em Psicodinâmica do mundo dos negócios, analista comportamental e com especialização em psicanálise em curso. Hoje atua mais fortemente nas áreas de consultoria e treinamentos, sobretudo em gestão de clínicas do mercado estético, mas também de consultórios odontológicos.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.