Depressão endógena: conheça os sinais que alertam sobre esse transtorno

Fonte: CENÁRIOMT

Depressão endógena: conheça os sinais que alertam sobre esse transtorno
Depressão endógena: conheça os sinais que alertam sobre esse transtorno FOTO:PIXABAY

A depressão endógena é um distúrbio bastante conhecido . Isso é acompanhado por sentimentos bastante intensos de tristeza, desânimo ou desinteresse , que interferem nas atividades diárias de quem os sofre e podem até colocar em risco suas vidas.

Os manuais de diagnóstico definem uma variedade de tipos de depressão que podem ser sofridos. Algumas são mais conhecidas, como a depressão pré ou pós-parto , e outras menos comentadas, como a distimia, também chamada de transtorno depressivo persistente .

Popularmente, um dos tipos mais comentados é a depressão endógena , termo que se refere a pessoas que apresentam sintomas depressivos recorrentemente, sem ter origem externa conhecida. Ao contrário das depressões exógenas, estas não são causadas por grandes perdas ou decepções e entende-se que surgiram repentinamente ou nasceram com elas.

Endógeno’ significa que nasce de dentro do indivíduo, enfatiza a origem das imagens. Hoje falamos de depressão maior; ao invés de apontar para uma origem particular, aponta para a presença de sintomas.

[Continua depois da Publicidade]

Como posso saber se tenho depressão endógena?

Segundo o médico, independentemente da origem da depressão, seja ela endógena ou exógena, os sintomas da depressão são os mesmos e deve-se dar atenção a eles igualmente, para tratar o transtorno e ter os resultados esperados. 

São sintomas de depressão maior:

  • Humor deprimido durante grande parte do dia.
  • Uma clara perda de interesse em todas ou quase todas as atividades que são realizadas.
  • Uma flutuação significativa no apetite ou peso.
  • Insônia.
  • Agitação ou lentificação dos movimentos psicomotores.
  • Fadiga ou diminuição da energia. 
  • Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva.
  • Problemas de concentração. 
  • Pensamentos recorrentes de automutilação. Estes podem ser morte, suicídio ou um plano específico para cometer suicídio.

No caso de um transtorno depressivo persistente, os pacientes apresentarão por mais de dois anos, sem remissão, os sintomas da depressão.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).