Como encontrar o posto de saúde mais próximo de você? Saiba exatamente o que fazer

Entenda mais sobre o que são os postos de saúde

Fonte: REDAÇÃO

Como encontrar o posto de saúde mais próximo de você? Saiba exatamente o que fazer
Como encontrar o posto de saúde mais próximo de você? Saiba exatamente o que fazer - freepik

Nós nunca sabemos quando irá acontecer uma emergência, nem sempre estamos preparados. Mas você sabia que, dependendo de onde você mora, pode ter um posto de saúde próximo? Com isso, você nem precisa ir ao hospital às vezes.

Pois bem! Hoje, reunimos aqui, todas as informações necessárias que você precisa saber para poder se localizar, e saber onde encontrar esses postos de saúde. Afinal, no dia 17 de agosto, iremos te deixar ainda mais informado para que, se caso for necessário, você você saiba encontrar uma UBS mais próxima.

Como encontrar o posto de saúde mais próximo de você? Saiba exatamente o que fazer
Como encontrar o posto de saúde mais próximo de você? Saiba exatamente o que fazer – freepik

Qual a função do posto de saúde?

As unidades básicas de saúde (UBS) ou, como muitos a chamam também: “posto de saúde“, tem como principal objetivo funcionar como um filtro e como uma porta de entrada para o sistema único de saúde (SUS).

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

Já pensou se todo mundo que cortasse o dedo com faca, ou até mesmo estivesse sentindo um torcicolo ou acontecesse algo que fosse “fácil” de resolver. Se, em todos esses casos que são simples, fossem tratados diretos no hospital, os hospitais estariam ainda mais cheios.

Desse modo, se hoje, nós temos um sistema de saúde que, embora ainda tenha muito a melhorar, consegue atender a maior parte da população os postos de saúde são fundamentais. Isso porque, resolvem diversos problemas no dia a dia da população, pois, de todos os casos ou problemas de saúde que acontecem no brasil, 80% já são resolvidos nos próprios postos de saúde.

Onde encontrar uma UBS?

Desse modo, hoje, graças à tecnologia, é fácil o acesso às unidades básicas de saúde com o crescente aumento de aplicativos por navegação. Portanto, caso você precise de um atendimento rápido, é só procurar e você irá encontrar um posto de saúde próximo a você.

Mas fique esperto, há postos que funcionam 24 horas, já há outros que não. Por fim, caso você queira agendar visitas com um agente de saúde a sua casa, basta ir no posto. Lá, você irá cadastrar o endereço de sua família e, dependendo da disponibilidade do local, as visitas a sua casa poderão ocorrer uma vez ao mês.

E então? Você gostou do conteúdo? Esperamos que tenha sido útil e, caso queira saber mais fatos interessantes da sua saúde, acesse o nosso blog sobre saúde!

Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, signos, horóscopo e oráculos. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.