Como controlar a asma?

Fonte: CENÁRIOMT

Como controlar a asma?
Como controlar a asma? FOTO:PIXABAY

Como controlar a asma? É uma das doenças crônicas mais frequentes na infância e uma das que mais gera falsas crenças. Se você não souber identificá-los, isso pode ter sérias consequências.

Uma em cada dez crianças em idade escolar tem asma , o que nos leva a considerar essa patologia como uma das doenças crônicas mais frequentes , não só na infância, mas também na adolescência e, infelizmente, é uma das que mais mentiras geram ao seu redor . Falsas crenças por parte da sociedade em geral e das famílias em particular que, por vezes, impedem o tratamento correto.

É o que alerta a Sociedade Espanhola de Imunologia Clínica, Alergologia e Asma Pediátrica (SEICAP), pedindo que os tratamentos de controle para esta patologia não sejam rejeitados devido a essas falsas crenças , pois é a única maneira de ter menos crises.

Em geral, esses mitos, explica o médico, “implicam um difícil controle da doença, aumentando as crises asmáticas e, portanto, também internações hospitalares” . Entre elas, todas “as mentiras relacionadas ao tratamento são as que acabam tendo as consequências mais graves, porque ou é administrada de forma errada ou, diretamente, não é utilizada”, enfatiza o médico. De fato, principalmente durante a adolescência, os problemas de adesão ao tratamento costumam aparecer devido , entre outros fatores, à desinformação ( há maior acesso à internet, redes sociais e outras fontes que podem se tornar perigosas ) e suposições incorretas sobre a asma.

Entre todas as mentiras que cercam esta doença, há quatro que são bastante difundidas e sobre as quais o médico quer enfatizar, para evitar as graves consequências de que falamos, como a internação hospitalar.

[Continua depois da Publicidade]

 Asma é para crianças

Como dissemos, a asma é uma das doenças crônicas mais frequentes na infância, mas também pode aparecer na idade adulta . À medida que a criança cresce, pode melhorar até desaparecer, mas não em todos os casos. Uma vez que, se a asma é de origem alérgica, tem tendência a persistir. Além disso, como na grande maioria dos casos, sua evolução ao longo da vida não é fácil de prever , depende do caso específico e, de forma alguma, pode-se pensar que um dia ela desaparecerá sozinha.

 A asma é uma doença contagiosa

“A asma não é uma doença contagiosa”, diz Luis Moral de forma contundente. No entanto, infecções respiratórias virais, como a gripe, muitas vezes causam um agravamento ou crise em pacientes asmáticos, mas isso não significa que “a asma vai ficar”. A sua origem é esta e não que se espalhe como um vírus . As causas para o aparecimento da asma podem ser muito diversas, incluindo alergias, mas não é transmitida entre indivíduos.

O exercício físico não pode ser praticado

Completamente errado, além disso, as crianças com asma deveriam praticar esportes, pois isso as ajudará a melhorar sua saúde geral e aprenderão a controlá -la, algo muito positivo para esta doença. Além disso, permite-lhes ter uma boa condição física e um peso adequado. Existem atletas de alto nível que têm asma e que praticam esportes seguindo as medidas de controle adequadas.

A asma só pode ser controlada com uma grande quantidade de corticosteróides inalatórios

Novamente, falso. Conforme explica o médico, “a asma é mais frequentemente controlada com corticosteróides inalatórios de baixa dosagem, que podem ser usados ​​por muito tempo (meses e até anos) sem efeitos adversos apreciáveis . Mas, além disso, existem outros medicamentos que nos ajudam a controlar a asma sem precisar aumentar a dose de corticosteróides inalatórios. De qualquer forma, deve ser o próprio alergista pediátrico que avalia fatores como a intensidade dos sintomas, sua frequência ou duração, para determinar se o tratamento preventivo é adequado ou não. “ Sempre falamos de um tratamento individualizadoe dependendo dos fatores etiopatogênicos, da gravidade e da resposta obtida no paciente”. O objetivo será sempre obter o máximo controle da doença, minimizando também a possibilidade de efeitos adversos.

Existem muitos riscos e efeitos colaterais no tratamento da asma

Por fim, como vimos, é verdade que o corticoide inalatório é o principal tratamento indicado para seu controle e que, portanto, gera uma corrente de opinião negativa devido aos seus possíveis efeitos colaterais. No entanto, o médico lembra que, “segundo trabalho recente publicado no Swiss Medical Weekly , é importante lembrar as famílias dos potenciais benefícios dos corticosteróides para esta doença ”. Como qualquer outro medicamento, ele nos diz, “eles podem ter seus efeitos colaterais, mas sabemos que, quando os usamos em doses baixas, podem ser administrados por longos períodos de tempo sem produzir efeitos colaterais perceptíveis”. O benefício, em qualquer caso, supera o possível aparecimento desses efeitos.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).