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sexta-feira, 27 maio, 2022
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Comer fora sem engordar?

CENÁRIOMT

Comer fora sem engordar?  Muitos são os trabalhadores que, por diversos motivos, são obrigados a comer fora de casa durante a semana.

Entre eles, encontramos aqueles que têm a possibilidade de levar o tupperware para o escritório , mas também aqueles que frequentemente têm que almoçar em um restaurante .


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 Esta última opção que muitos leva a um desequilíbrio nutricional na dieta, bem como ao ganho de peso.

Leia também: Sim, podemos comer massa sem engordar! Saiba como

Precisamente com o objetivo de que quem se encontra nesta situação aprenda a selecionar os pratos mais adequados para uma alimentação saudável e equilibrada , o Centro PRONAF (‘Programa de Nutrição e Atividade Física para o Tratamento do Sobrepeso e Obesidade’, supervisionado pelo Politécnica de Madrid) propõe as seguintes dicas: 

Alimentos para comer sem engordar


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1. Legumes
2. Proteínas
3. Carboidratos: cereais, leguminosas, batatas
4. Pão
5. Azeite
6. Sobremesa: frutas ou iogurte

COMO DISTRIBUÍ-LOS?

Opção A:
-Primeiro prato de legumes/legumes.
-Segundo prato de carne ou peixe. Batata ou guarnição de cereais.
-Sobremesa: fruta ou iogurte.

Opção B:
-Primeiro prato de arroz ou massa.
-Segundo prato: Carne ou peixe com guarnição de legumes.
-Sobremesa: fruta ou iogurte.

Além dessas recomendações, é importante controlar as quantidades e dar preferência às técnicas de cozimento leves ( chapa , vapor , wok , papillote). Da mesma forma, é necessário levar em consideração a ingestão calórica e os alimentos que são consumidos no restante das refeições do dia , para que o que é ingerido durante o almoço contribua para equilibrar e atingir as recomendações alimentares diárias e semanais. E quais são essas recomendações? Aqui está um pequeno esquema:

– RECOMENDAÇÕES DIÁRIAS:

  • Leite desnatado: 2 vezes ao dia
  • Fruta: 3 peças por dia
  • Legumes / Legumes: 2 vezes ao dia

– RECOMENDAÇÕES SEMANAIS:

  • Arroz: 3 vezes por semana (1 como prato principal. O resto, como acompanhamento).
  • Leguminosas: (duas vezes por semana).
  • Batata: quatro vezes por semana. Melhor cozido -frito adiciona muitas calorias-).
  • Peixes: quatro vezes por semana (das quais, pelo menos 2, serão peixes oleosos).
  • Carnes brancas ( frango , peru …): 4 vezes por semana.
  • Carne vermelha: 2 vezes por semana.

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Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

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