Absorventes gratuitos serão distribuídos pelo Farmácia Popular

Fonte: CenárioMT

absorvente

Mais de 31 mil unidades credenciadas no programa Farmácia Popular começaram a distribuir absorventes para a população em situação de vulnerabilidade social. O Ministério da Saúde destacou que a oferta é direcionada a grupos abaixo da linha da pobreza, incluindo aqueles em situação de rua, matriculados em escolas públicas, ou em vulnerabilidade extrema.

Podem receber absorventes brasileiras ou estrangeiras, com idade entre 10 e 49 anos, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa. Estudantes de instituições públicas também devem estar no CadÚnico, com renda de até meio salário mínimo (R$ 706) por pessoa.

Para garantir o benefício, é necessário apresentar documento de identificação pessoal com CPF e a Autorização do Programa Dignidade Menstrual, gerada via aplicativo ou site do Meu SUS Digital. A aquisição para menores de 16 anos deve ser feita pelo responsável legal.

A ação, parte do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, envolve áreas como Saúde, Direitos Humanos, Justiça, Desenvolvimento Social, Família, Mulheres e Educação. O objetivo é combater as desigualdades causadas pela pobreza menstrual, contribuindo para garantir o acesso à dignidade menstrual.

[Continua depois da Publicidade]

Dados da ONU indicam que a pobreza menstrual pode causar evasão escolar e desemprego. No Brasil, uma a cada quatro meninas falta à escola durante o período menstrual, e cerca de quatro milhões sofrem com privação de higiene no ambiente escolar, incluindo acesso a absorventes, banheiros e sabonetes.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.