Vamos aprender como fazer molho alfredo hoje?

Esse molho alfredo é perfeito com macarrão e você pode fazer qualquer tipo!

Fonte: Lucas Rosendo

Como fazer molho alfredo
Como fazer molho alfredo - Foto: Canva

Fala, galera! Hoje vamos falar sobre como fazer molho alfredo. Esse molho cremoso e cheio de sabor é perfeito para dar um up nas suas massas e deixar todo mundo babando. E, além de ensinar a receita, vou contar um pouquinho sobre a história por trás desse nome chique. Bora lá?

O que é molho alfredo?

Antes de mostrar como fazer molho alfredo, vamos entender de onde ele veio. O molho alfredo nasceu na Itália, mais precisamente em Roma, pelas mãos do chef Alfredo di Lelio. A história conta que ele criou essa delícia no início do século XX para sua esposa, que estava com dificuldades para comer depois de dar à luz. Ele misturou manteiga, creme de leite e queijo parmesão, e voilà! Nascia o molho alfredo, que fez tanto sucesso que virou um clássico.

Ingredientes

Agora que você já sabe um pouco sobre a origem, vamos aos ingredientes para aprender como fazer molho alfredo:

  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 dente de alho picado (opcional, mas eu adoro!)
  • 1 xícara de creme de leite fresco
  • 1 xícara de queijo parmesão ralado na hora (é importante ser na hora, viu?)
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Noz-moscada a gosto (esse toque dá um charme especial)

Como fazer molho alfredo?

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

Tá pronto pra arrasar na cozinha? Então, vamos lá:

  1. Derreta a manteiga: Em uma frigideira grande, derreta a manteiga em fogo médio. Se você curte alho, esse é o momento de adicionar o dente picadinho e deixar ele dourar um pouco.
  2. Adicione o creme de leite: Com a manteiga derretida e o alho dourado, adicione o creme de leite fresco. Mexa bem e deixe aquecer, mas sem ferver. O truque aqui é deixar o creme de leite engrossar um pouquinho.
  3. Incorpore o queijo parmesão: Agora, adicione o queijo parmesão ralado aos poucos, mexendo sempre. O queijo vai derreter e deixar o molho bem cremoso.
  4. Tempere: Acrescente sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto. Vai devagar com o sal, porque o parmesão já é bem salgado.
  5. Finalize: Cozinhe por mais uns 2-3 minutos, mexendo sempre, até o molho atingir a consistência desejada. Se ficar muito grosso, é só adicionar um pouquinho de leite.

E aí, curtiu aprender como fazer molho alfredo? Agora é só colocar a mão na massa (literalmente) e surpreender todo mundo com esse molho maravilhoso. Ah, e não esquece de contar pra gente nos comentários como ficou a sua criação. Bom apetite!

Não deixe de entrar na comunidade de receitas do CenárioMT no Whatsapp e fique por dentro das principais receitas e delícias do dia!

Jornalista, escreve diariamente para o portal CenárioMT, atua nas categorias de Jogos, receitas, astrologia e opinião. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo de alta qualidade aos nossos leitores.