Creme de abobrinha com queijo saudável

Fonte: CenárioMT

Captura de Tela 2021 11 30 às 10.38.27

Eu gostaria que o brócolis fosse tão bom quanto Nutella, ou que aquele famoso creme de cacau fosse tão saudável quanto os vegetais. O mundo é injusto, mas nem tudo é ruim, e hoje trazemos uma receita muito deliciosa, rápida e saudável. Creme de abobrinha com queijo é uma receita perfeita para o jantar ou como primeiro prato no almoço.

A receita de creme de abobrinha com queijo é uma das receitas mais fáceis que podemos fazer. Além disso, é tão simples que dificulta cometer erros ou errar, então, se formos muito desajeitados na cozinha, não precisamos nos preocupar, já que esta receita sairá deliciosa sim ou sim.

A mistura dos dois principais ingredientes desta receita faz com que nosso paladar se apaixone, além disso, é uma receita muito fácil de digerir, muito leve e com um ingrediente 100% natural. A única desvantagem são os queijos, mas podemos trocá-los por outro queijo que consideramos mais natural e saudável, como queijo parmesão ou queijo curado.

Para saber se é um queijo de qualidade, seu ingrediente principal deve ser o leite e deve aparecer em uma porcentagem maior que 85%. Sem corantes, espessantes, estabilizadores ou qualquer coisa semelhante. Apenas leite e o processo, se explicados.

[Continua depois da Publicidade]

Por que o queijo é importante?

Queijo curado ou queijo ou do tipo que usamos, é importante nesta receita, pois ajuda a dar consistência e que o creme não acaba sendo sopa verde. Além disso, o queijo é um laticínio e esse tipo de alimento tem uma infinidade de vitaminas e minerais e deve estar em nossa dieta pelo menos uma peça por dia.

A melhor opção é um iogurte grego ou um pouco de kefir, mas também podemos beber queijo de boa qualidade, onde há uma alta porcentagem de leite. Outra opção é beber um copo de leite por dia, mas nem todo mundo está disposto a fazer isso, seja porque não gosta do sabor do leite ou porque se cansa de sempre beber essa bebida.

Seja qual for o motivo, podemos ignorar o leite, mas ainda deve haver uma opção de peça ou laticínios na dieta diária. Sempre recomendamos um iogurte grego, pois é muito versátil e nos permite misturá-lo com frutas, cereais, sementes e nozes, etc.

Se o queijo que usamos é de boa qualidade, é rico em vitamina A e vitamina D, além de vitaminas do complexo B tão importantes quanto a vitamina B12, B9, B2 e B1. Entre os minerais essenciais fornecidos por essa porção de queijo que usaremos na receita, temos cálcio, magnésio, fósforo e zinco.

Um detalhe importante é que, não importa quanto cálcio tomemos, não é acompanhado de vitamina D, é inútil, já que essa vitamina ajuda o cálcio a ser absorvido e útil para buracos e dentes.

É uma receita saudável

É uma receita saudável por 2 razões, principalmente, por um lado, são ingredientes naturais e, em segundo lugar, não há nada extra ou estranho, como açúcar, farinhas, óleos de baixa qualidade, etc. É muito fácil realizar esta receita, tão simples que em menos de 30 minutos estaremos chupando os dedos por causa de como era deliciosa.

Esta receita pode ser variada, na verdade, há aqueles que adicionam 200 gramas de espinafre e 100 gramas de brócolis, nesse sentido, é mais um creme vegetal do que um creme de abobrinha com queijo. Não somos a favor de adicionar nada extra à receita, exceto ao decorá-la, podemos adicionar tomate fresco, sepas, sementes, pinhões, maçãs, alho-poró, abacate, camarão, etc.

Para decorar, podemos usar tudo o que quisermos. Recomendamos nozes, se usarmos um queijo poderoso, camarões se usarmos um queijo macio, cogumelos se usarmos um queijo curado ou parmesão e, assim, fazer as combinações que queremos.

É altamente recomendável usar pão de qualidade, conhecido como pão da aldeia com sua crosta crocante, migalha densa e feito com massa azeda. Torrada um pouco de qualquer coisa, ou não asse e aproveite para mergulhá-lo no creme. A mistura de sabores nos fará apaixonar.

Há aqueles que transformam esta receita adequada para todos em um creme de abobrinha com queijo e um toque picante. Lembre-se de que picante não é altamente recomendado, muito menos para crianças e idosos ou para pessoas com distúrbios digestivos.

[Continua depois da Publicidade]

Leia também: Receita de Abóbora Cabotiá refogada; uma delícia 

Como armazená-lo na geladeira?

Muito simples, se tivermos algum tipo de garrafa de vidro com fecho hermético, recipiente de tupper de vidro com tampa hermética, então podemos fazer o quanto quisermos, sabendo que podemos mantê-lo em perfeitas condições por cerca de 48 horas na geladeira.

Sempre dizemos recipiente de vidro, já que não está contaminado com mudanças de temperatura, é um material mais higiênico, mantém as refeições mais frias e resiste melhor ao descascamento. Os de plástico se desgastam e poluem facilmente.

Mais de 48 horas não devemos tê-lo na geladeira, é claro, devemos colocar apenas o creme no tupperware, nada para adicionar nada extra, como o pão, nozes, cogumelos ou decoração que escolhemos. Por duas razões, porque isso polui e se um dos ingredientes extras estiver em más condições ou se deteriorar mais rápido do que o creme (como é o caso de cogumelos ou tomates), ele pode colocar creme de abobrinha mal.

E por outro motivo, se mantivermos vários alimentos diferentes trancados em um espaço e em pé por um longo tempo, no final os sabores são misturados e o creme pode ter um gosto ruim. É por isso que não recomendamos por mais de 48 horas, tenha em mente que há queijo, e os produtos lácteos são muito voláteis para mudanças.

Sua coisa é fazer apenas a quantidade certa e necessária, e acompanhar a nata de outros alimentos, como purê de batatas com carne, hambúrguer, peixe assado, salmão cozido no vapor, rolinho primavera, arroz com quinoa e ervilhas, nhoque, torta de atum, legumes agredidos, etc., a fim de reduzir o desperdício de alimentos.

INGREDIENTES

  • 2 abobrinhas
  • 1 cebola branca
  • 1 batata média
  • Azeite virgem extra
  • 1 litro de caldo (frango, legumes ou apenas água)
  • 4 queijos
  • Sal e pimenta

PREPARAÇÃO

CORTE OS VEGETAIS

Cortamos os vegetais em pedaços mais ou menos grandes, pensando que nosso liquidificador terá que ser capaz de processá-los.

COZINHANDO OS LEGUMES

Colocamos esses pedaços de vegetais cortados em uma panela e cobrimos com água ou caldo. Sal e pimenta e deixe ferver por cerca de 30 minutos.

VENÇA O RESULTADO

O que tem no pote, devemos vencer com cuidado. O caldo ou a água não são removidos, estamos apenas despejando pouco a pouco no copo do liquidificador para que a mistura fique entre espesso e líquido, de acordo com o nosso gosto.

ADICIONAMOS O QUEIJO

Aqui estão aqueles que devolvem o creme que criamos no liquidificador à panela e, se ele se tornou muito grosso, adicionamos um pouco mais de água ou caldo. Quando começa a esquentar, o queijo é adicionado. Há aqueles que jogam no liquidificador, já depende do que preferimos. De uma forma ou de outra, nossa receita de creme e queijo de abobrinha será requintada.

Você tem alguma dica especial para fazer com abobrinha? Envie para redacao@cenariomt.com.bra sua dica que vamos publicar aqui no CenárioMT!

Aproveite nossas dicas para um bom almoço

Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.