Como fazer ovo cozido: O guia definitivo

O ovo cozido é delicioso e é o alimento mais amado por todos os adeptos da vida fitness!

Fonte: Lucas Rosendo

Como fazer ovo cozido
Como fazer ovo cozido - Foto: Canva

Você já se perguntou como fazer ovo cozido perfeitamente? Seja para incrementar a sua salada, fazer um lanche rápido ou preparar aquele café da manhã reforçado, o ovo cozido é sempre uma boa pedida. E, apesar de parecer uma tarefa simples, conseguir o ponto ideal pode ser um desafio. Mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar a dominar a arte de como fazer ovo cozido!

Passo a passo de como fazer ovo cozido

  1. Escolha os ovos certos

O primeiro passo de como fazer ovo cozido é escolher ovos frescos. Os ovos mais velhos tendem a descascar melhor, então se você tiver alguns ovos esquecidos na geladeira, pode ser a sua chance de usá-los.

  1. Ferva a água

Encha uma panela com água suficiente para cobrir os ovos completamente. Leve a água para ferver em fogo alto.

  1. Adicione os ovos
[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

Com cuidado, coloque os ovos na água fervente usando uma colher. Isso ajuda a evitar que eles quebrem. Dica: adicionar um pouco de sal ou vinagre na água pode ajudar a evitar rachaduras.

  1. Defina o Tempo de Cozimento

Aqui está o truque principal de como fazer ovo cozido no ponto certo:

Ovo mole: Cozinhe por 4 a 6 minutos. A gema ficará cremosa.

Ovo médio: Cozinhe por 7 a 9 minutos. A gema ficará mais firme, mas ainda um pouco cremosa.

Ovo duro: Cozinhe por 10 a 12 minutos. A gema estará totalmente firme.

  1. Resfrie os Ovos

Depois do tempo de cozimento, retire os ovos da panela e coloque-os imediatamente em uma tigela com água gelada. Isso interrompe o cozimento e facilita a retirada da casca.

  1. Descasque com cuidado

Para descascar os ovos, bata levemente em toda a superfície e role sobre uma superfície dura. Isso ajuda a soltar a casca. Comece a descascar pela extremidade mais larga, onde geralmente há uma bolsa de ar.

Dicas extras de como fazer ovo cozido

Armazenamento: Se você fizer uma quantidade maior de ovos, pode armazená-los na geladeira por até uma semana.

Sabores Extras: Para dar um toque a mais, você pode marinar os ovos cozidos em uma mistura de molho de soja e especiarias.

Problemas comuns e como evitá-los

Gema Verde: Isso acontece quando os ovos são cozidos por muito tempo ou em água muito quente. Para evitar, siga os tempos de cozimento recomendados e resfrie os ovos imediatamente após o cozimento.

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

Casca Difícil de Remover: Usar ovos mais velhos pode ajudar. Além disso, a água gelada após o cozimento também facilita esse processo.

Agora que você sabe como fazer ovo cozido perfeitamente, que tal experimentar hoje mesmo? Com essas dicas simples, você vai surpreender todo mundo com ovos cozidos no ponto certo. Se gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar e deixar seu comentário contando como ficou o seu ovo cozido!

Jornalista, escreve diariamente para o portal CenárioMT, atua nas categorias de Jogos, receitas, astrologia e opinião. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo de alta qualidade aos nossos leitores.