24.3 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 03 março, 2021
Início MUNDO Tenha responsabilidade no trânsito: Álcool e direção não combinam

Tenha responsabilidade no trânsito: Álcool e direção não combinam

Por CenárioMT

Mais de 50% dos acidentes de trânsito no Brasil envolvem alguém que dirigia alcoolizado. Visando diminuir essa estatística e preservar vidas, a partir de abril de 2021, entra em vigor a nova lei de trânsito que endurece a penalidade para os motoristas que optam por beber e dirigir.

O condutor embriagado ou sob efeito de drogas que provocar acidentes com lesão corporal – inclusive a considerada culposa, ou seja, sem intenção – será preso. Isso significa que o infrator não terá mais direito a substituir a pena de prisão por outras mais leves, como prestação de serviços à comunidade, algo permitido atualmente.


--Continua depois da publicidade--

Para se ter uma noção do perigo de dirigir sob o efeito do álcool, um condutor embriagado que dirige em uma rodovia a 80 km/h e precisa frear o veículo repentinamente, demorará mais tempo para que a sua reação de defesa aconteça. Assim, maior é a distância percorrida antes da freada e, por consequência, maior a distância final percorrida antes de o veículo parar totalmente.

Desse modo, quanto mais álcool um motorista ingerir, mais longo será o tempo de reação e maior a probabilidade de não ser possível evitar uma colisão. O consumo de bebida alcoólica provoca, ainda, alterações do comportamento, das noções de perigo e do nível de consciência, inibindo barreiras morais e causando perda da autocrítica. Por essa razão, condutores sob efeito de álcool são mais propensos a dirigir em alta velocidade e a não utilizar o cinto de segurança, resultando em acidentes mais graves.

A combinação é perigosa pois o motorista que une bebida e direção põe em risco não somente a própria vida, mas também de passageiros, outros motoristas, pedestres e ciclistas.

Carnaval


--Continua depois da publicidade--

Mesmo com as festividades do carnaval proibidas, por causa da pandemia da covid-19, bares e restaurantes estarão abertos e se você for se encontrar com os amigos e familiares, não misture álcool e direção.

Um trânsito seguro começa por você. Tenha responsabilidade e faça sempre uma viagem segura.



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

TOQUE DE RECOLHER
Lucas: Por causa de decreto, Igreja cancela missa desta quarta-feira (03)
março 03, 2021
SAÚDE
Registrado mais um óbito por Covid-19 em Lucas do Rio Verde; paciente tinha 48 anos
março 03, 2021