13.4 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 11 agosto, 2022
Publicidade
InícioMUNDOSeminário Internacional discute o aprimoramento de políticas públicas voltadas à primeira infância

Seminário Internacional discute o aprimoramento de políticas públicas voltadas à primeira infância

O evento conta com diversas mesas temáticas, que serão transmitidas ao vivo pela internet
Texto por CenarioMT

Para discutir ações de fortalecimento à primeira infância, período considerado fundamental para o desenvolvimento pleno de uma criança, o Ministério da Cidadania deu início, nesta terça-feira (1º), ao 3° Seminário Internacional do Criança Feliz.

Com o tema “A qualificação das ações do programa Criança Feliz e o impacto nas políticas de atendimento à primeira infância, desafios e oportunidades”, o evento, que segue até o dia 3 de dezembro, tem como objetivo propor estratégias estruturais para a promoção do desenvolvimento infantil e do fortalecimento de vínculos, por meio da qualificação das ações do Criança Feliz, levando em consideração os diferentes contextos socioeconômicos, geográficos e culturais.


--Continua depois da publicidade--

“É na primeira infância que vamos transformar e mudar a história familiar, trazer novos conceitos para as famílias. Precisamos cuidar das nossas crianças, que são o futuro do país, essa parte é vital e importante e não pode ser perdida. Vamos motivar novos municípios a aderir a esse programa e em 2021 chegaremos a 2 milhões de crianças atendidas”, afirma o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni. Também participaram da solenidade de abertura a secretária Nacional de Atenção à Primeira Infância, Luciana Siqueira, o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Morgan Doyle, a representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Florence Bauer, e o coordenador residente das Nações Unidas no Brasil, Niky Fabiancic.

Desde o início do programa, mais de um milhão de crianças e gestantes foram atendidas em 2.918 municípios de todas as regiões do país. “Agradeço ao governo do presidente Bolsonaro, à primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e ao ministro Onyx Lorenzoni por terem o Criança Feliz como pauta prioritária. Tenho certeza de que, por meio desse programa, podemos mudar o destino do nosso país”, frisa a secretária Nacional de Atenção à Primeira Infância do Ministério da Cidadania, Luciana Siqueira.

Parceiros mundiais

“É um orgulho poder contribuir com todos vocês. Sabemos do impacto positivo que o programa traz para a vida de todas as crianças brasileiras atendidas e é importante aperfeiçoarmos essa integração. A primeira infância é um estágio crítico, com maior plasticidade do cérebro e é nesse momento que devemos garantir um desenvolvimento bem-sucedido para as crianças”, ressalta o representante do BID, Morgan Doyle.

Os impactos da Covid-19 na vida das crianças e adolescentes foram trazidos no evento pela representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer. “A primeira infância garante essa oportunidade de janela única. As crianças e adolescentes foram fortemente afetados. Na primeira infância, os impactos são ainda mais profundos e é por isso que esse público precisa ser priorizado”, pontua. “O Criança Feliz é reconhecido mundialmente pela sua atuação e oferece a oportunidade única de investir nessa fase da vida. Queremos auxiliar na expansão dessa política pública que chega aos mais vulneráveis e traz imensos benefícios para a população.”


--Continua depois da publicidade--

O evento

O 3º Seminário Internacional conta com diversas mesas temáticas, que serão transmitidas ao vivo pela internet. No primeiro dia, a programação trata da importância da agenda da primeira infância e reúne apresentações dos estados de São Paulo e do Pará, demonstrando o papel que exercem como gestores, articuladores e multiplicadores. Já os municípios de Esteio (RS), Tocantínia (TO), Sabará (MG), Iguaracy (PE) e Corumbá (MS) farão relatos das experiências com o Criança Feliz.

No segundo dia do seminário, uma mesa especial tratará sobre a importância de se investir no desenvolvimento da primeira infância. Parceiros como o Banco Mundial, o BID, a Fundação Bernard Van Leer, a Fundação Lego, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e a ONU farão apresentações.

Em seguida, serão discutidos os serviços integrados voltados para o desenvolvimento infantil, com apresentação de convidados de países como Chile, Peru, Holanda, Colômbia e Equador. Na mesa sobre as inovações em entrega de serviço, os convidados serão da Argentina, dos Estados Unidos, da Jamaica, da Guatemala e da Índia.

Acompanhe o 3° Seminário Internacional do Criança Feliz

Com informações do Ministério da Cidadania

© CenárioMT
© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

DIA 3 DE SETEMBRO
Evento beneficente, November Fest acontecerá no início de setembro em Lucas do Rio Verde
agosto 11, 2022
DIA DE VESTIBULAR
Inscrições para vestibular de Psicologia da Unilasalle Lucas podem ser feitas até às 18 horas
agosto 10, 2022
Lucas do Rio Verde
Aulas da rede municipal retornam nesta semana em Lucas do Rio Verde
agosto 10, 2022
AVALIAÇÃO
Binsfeld fala em mudanças na Expolucas e condena críticas: ‘Não sabem e não procuram saber’
agosto 10, 2022